terça-feira, outubro 30, 2012

Enem será realizado no próximo fim de semana em todo o país

No próximo fim de semana, no sábado (3) e domingo (4), vai ser realizado em todo o Brasil o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). Nesta edição houve número recorde de inscritos, cerca de 6,5 milhões de estudantes.

Do total, 28.295 candidatos solicitaram atendimento específico por serem portadores necessidades especiais. Outros 85.662, que se declararam sabatistas, pediram autorização para fazer prova a partir das 19h, por motivos religiosos.

De acordo com o Ministério da Educação (MEC), as universidades possuem autonomia e poderão optar entre quatro possibilidades de utilização do exame como processo seletivo: como fase única; como primeira fase; combinado com o vestibular; como fase única para vagas remanescentes.


O MEC alerta para que os candidatos verifiquem na página do exame na interneto local designado para a prova. Para acessar, é necessário os números ddo CPF e a senha.

É importante também conhecer o trajeto até o local de prova. Os participantes devem estar nestes lugares às 13h, mas recomenda-se chegar com uma hora de antecedência.  O candidato também não pode trocar a prova de língua estrangeira. A opção deve ser a mesma que consta no cartão de inscrição.

Neste ano, o MEC vai implementar mudanças na correção da redação. Agora, dois avaliadores serão responsáveis pela nota, sem que um conheça a nota atribuída pelo outro. Se houver uma diferença superior a 200 pontos na média obtida, um terceiro corretor será chamado.  Cinco competências serão avaliadas para que a nota final seja atribuída.
Sobre as provasO Enem terá quatro provas objetivas, com 45 questões cada uma, e a redação. No sábado (3), serão aplicadas as provas de ciências humanas e suas tecnologias e ciências da natureza e suas tecnologias. O tempo previsto é de 4h30. No domingo (4) será a vez das provas de linguagens, códigos e suas tecnologias, redação e matemática e suas tecnologias. Os candidatos terão 5h30 para a conclusão. 

Saiba quais são as funções do Enem além de selecionar para universidade

Nem só os estudantes interessados nas vagas das universidades públicas vão encarar a maratona de provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) nos próximos dias 3 e 4 de novembro. Além de ter substituído o vestibular em muitas instituições brasileiras e se tornado um dos principais canais de acesso às federais por meio do Sistema de Seleção Unificado (Sisu), o Enem é imprescindível para os estudantes das instituições particulares que necessitam de bolsa de estudo ou financiamento, por meio do Prouni e do Fies. Sem ele, não é possível solicitar os benefícios junto ao governo federal.
O exame também é procurado pelas pessoas que não concluíram o estudos e buscam a certificação do ensino médio, e ainda, para os estudantes que querem participar do Programa Ciência sem Fronteiras, que possibilita fazer parte da graduação ou pós fora do Brasil.
Apesar de uma série de falhas marcarem o histórico do exame, o número de inscritos cresce a cada ano. Em 2012, o Ministério da Educação registrou a marca de 5,7 milhões de inscrições. No ano passado, foram 5,3 candidatos inscritos.

Confira quais as outras funções do exame:
- Seleção para universidades
As notas do Enem são usadas para selecionar os candidatos para as vagas em universidades federais e outras instituições de ensino. As universidades podem usar o Enem como único método de seleção, pelo Sistema de Seleção Unificada (Sisu), ou fazer uma combinação entre as notas do Enem e seu vestibular próprio. Mais de 70 instituições vão usar, de alguma forma, as notas do Enem: UFAC, UFAL, Uncisal, UEAP, Unifap, Ufam, Uesb, Uesc, UFBA, UFRB, Uneb, Univasf-BA, UFC, Unifor, Unilab, UnB, Ufes, UFG, UFMA, UFMT, UFMS, UEMS, UFJF, UFSJ, UFTM, Ufop, UFMG, UFU, UFV, UFVJM, Unifal, Unifei, Ufopa, UFPA, UEPB, UFCG, UFPB, UFPR, UEL, UEPG, Unicentro-PR, Unila, UTFPR, UFPE, UFRPE, Univasf-PE, UFPE, Univasf-PI, UFF, UFRJ, Unirio, UFRRJ, UFRN, Uern, Ufersa, Furg, Uergs, UFCSPA, UFFS, UFPel, UFRGS, UFSM, Unipampa, UFRR, Unir, UFFS-SC, Uesc, UFABC, Unifesp, Unesp, UFScar, Unicamp, USCS, UFS, UFT.
- Programa Universidade para Todos (Prouni)
Para disputar uma bolsa de estudos do Prouni, que varia de 50% a 100% do curso de uma instituição de ensino superior privada, o candidato precisa ter obtido nota mínima de 400 pontos no Enem, entre outros requisitos.
Desde 2004, quando foi criado, o Prouni já ofereceu mais de 1 milhão de bolsas de estudo em cursos de graduação e sequenciais de formação específica.
- Financiamento estudantil (Fies)
Estudantes que concluíram o ensino médio a partir de 2010 e queriam solicitar o Fies devem ter feito Enem, caso contrário, não poderão solicitar o benefício. Não há nota mínima obrigatória. Estão isentos desta exigência os professores da rede pública de ensino.
Pelo Fies é possível financiar os cursos de graduação bem avaliados junto ao MEC. A taxa de juros é de 3,4% ao ano para todos os cursos. Ele pode ser solicitado pelo estudante em qualquer etapa do curso e em qualquer mês.
Até o dia 10 de outubro deste ano, foram firmados 338.547 contratos do Fies.
- Ciência sem Fronteiras
O Enem é usado na fase classificatória do programa que prevê oferecer 101 mil bolsas de estudo para intercâmbios no exterior destinado a alunos de graduação e pós. Quando, em determinada chamada, o número de vagas ofertadas for menor que a demanda qualificada, só terá direito a vaga os candidatos que alcançaram a média mínima de 600 pontos no Enem, a partir de 2009, e possuírem bom aproveitamento acadêmico.
O Ciência sem Fronteiras já concedeu, aproximadamente, 17 mil bolsas de estudos no período de julho de 2011 a setembro de 2012.
- Certificação do ensino médio
Quem tem no mínimo 18 anos e não concluiu o ensino médio pode conseguir a certificação por meio do Enem. Neste ano, a pontuação mínima necessária subiu de 400 para 450 pontos em cada uma das áreas de conhecimento e 500 pontos na redação.
Em 2009, o número de candidatos que solicitou a certificação do ensino médio foi 197.991; em 2010, foram 539.216 pessoas. No ano passado, foram registradas 545.798 inscrições de candidatos em busca da certificação. Em 2012, estão inscritas 638.176 pessoas para tirar o certificado de conclusão do ensino médio pelo Enem.
As provas
O exame tem quatro provas objetivas, cada uma com 45 questões de múltipla escolha e uma redação. As provas vão tratar de quatro áreas de conhecimento do ensino médio. O candidato deverá usar somente caneta com tinta esferográfica preta e feita com material transparente.
As provas terão início às 13h (horário de Brasília). No dia 3 de novembro, os candidatos farão as provas de ciências humanas e suas tecnologias e de ciências da natureza e suas tecnologias, até as 17h30. No dia 4 serão realizadas as provas de linguagens, códigos e suas tecnologias, redação e matemática e suas tecnologias, que terminarão às 18h30. O candidato só pode entregar o gabarito e deixar a sala após duas horas de prova. Para levar o caderno de questões, é necessário esperar na sala até que faltem 30 minutos para o fim da prova.
O Inep recomenda que os candidatos cheguem ao local de prova ao meio-dia (horário de Brasília). É obrigatória a apresentação de documento de identificação original com foto para a realização das provas. Quem não tiver o documento deverá apresentar boletim de ocorrência emitido no máximo 90 dias antes da data da prova e se submeter a uma identificação especial e preenchimento de formulário próprio.


segunda-feira, outubro 29, 2012

IFPE encerra inscrições para vestibular nesta segunda-feira


Terminam nesta segunda-feira (29) as inscrições para o processo seletivo 2013 do Instituto Federal de Pernambuco (IFPE). Os candidatos cotistas que se inscreveram de 1º a 18 de outubro também só têm até segunda para declarar renda e etnia.
O número de vagas subiu de 6.178 para 6.872, sendo 6.096 para cursos técnicos e 776 distribuídas nos cursos superiores. Por causa da adequação à Lei das Cotas, metade do total de vagas agora é para cotistas, cujo acesso também é subdividido em duas estratificações: primeiro, por renda, e em seguida, por etnia. Nos cursos de vocação agrícola, ainda há reserva de vagas para moradores da zona rural ou filho de agricultores.
As 3.436 vagas reservadas para cotistas da rede pública de ensino foram divididas em duas partes iguais: 1.718 vagas vão para quem tem renda familiar per capita inferior a 1,5 salário mínimo e a mesma quantidade para quem tem renda per capita superior a 1,5 salário mínimo. A essas 1.718 vagas, em cada grupo, é aplicado o percentual étnico de 62,4%, ou seja, em cada um desses subgrupo de cotistas, 1.073 vagas são para negros, pardos e índios e 645 vão para outras etnias.
Quem já fez a inscrição e vai concorrer como cotista precisa entrar no site do IFPE  para escolher em que cota quer concorrer. A taxa de inscrição custa R$ 20 para os cursos técnicos e R$ 40 para os cursos superiores e só pode ser paga no Branco do Brasil, até o dia 30 de outubro. Essa também é a nova data de vencimento do boleto para quem já se inscreveu durante a primeira fase das inscrições.

terça-feira, outubro 23, 2012

Segunda fase do vestibular da UFPE será nos dias 13 e 14 de janeiro

As provas da segunda fase do processo seletivo da Universidade Federal de Pernambuco 2013 vão acontecer nos dias 13 e 14 de janeiro. O anúncio foi feito nesta segunda-feira (22), após a reunião do Conselho Coordenador de Ensino, Pesquisa e Extensão (CCEPE) da UFPE para aprovar modificações na resolução do vestibular para incluir os parâmetros da Lei das Cotas, que institui cotas para alunos da rede pública, negros, pardos e indígenas.

As demais datas do cronograma da UFPE ainda vão ser definidas em conjunto com a Comissão de Vestibular (Covest). "A reunião de hoje foi para nos adequarmos à Lei. A Covest ainda precisa analisar a resolução para então definir um cronograma viável de inscrições e todas as demais datas", ressaltou a pró-reitora para Assuntos Acadêmicos, Ana Cabral, em convesa com a imprensa após a reunião.
Entre as decisões do Conselho está a quantidade de vagas destinada aos cotistas. "Estamos revisando os arredondamentos. O mínimo para esse ano era uma reserva de 12,5%. Devemos fazer uma reserva de aproximadamente 15% nas vagas para cotistas. Com as cotas, não vamos mais ter o incentivo social de 10% em cima da nota porque entendemos que não podemos beneficiar duplamente uma classe, nem prejudicar duplamente outra", detalhou Ana.

quinta-feira, outubro 18, 2012

Lei de Cotas é regulamentada e portaria esclarece a aplicação


Foram publicados no Diário Oficial da União desta segunda-feira, 15, o decreto que regulamenta a Lei de Cotas e a portaria normativa do Ministério da Educação com informações complementares sobre a nova legislação. Durante evento no MEC, o ministro Aloizio Mercadante apresentou ambos os documentos à imprensa. “Estamos abrindo as portas das melhores universidades do país por meio do sistema de cotas”, comemorou.

O decreto, assinado pela presidenta da República, Dilma Rousseff, garante a reserva de 50% das matrículas por curso e turno nas 59 universidades federais e 38 institutos federais de educação, ciência e tecnologia a alunos oriundos integralmente do ensino médio público, em cursos regulares ou da educação de jovens e adultos. Os demais 50% das vagas permanecem para ampla concorrência. O total de vagas reservadas às cotas será subdividido — metade para estudantes de escolas públicas com renda familiar bruta igual ou inferior a um salário mínimo e meio per capita e metade para estudantes de escolas públicas com renda familiar superior a um salário mínimo e meio. Em ambos os casos, também será levado em conta percentual mínimo correspondente ao da soma de pretos, pardos e indígenas baseado no último censo demográfico do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).


IFPE encerra na quinta as inscrições do vestibular unificado


As inscrições para o vestibular unificado 2013 do Instituto Federal de Pernambuco (IFPE) se encerram na quinta-feira (18) . As inscrições começaram no dia 1° de outubro e visam preencher as 6.178 mil vagas oferecidas pelo Instituto, das quais 5.478 são para cursos técnicos e 700 para cursos superiores. A inscrição é realizada apenas pela internet, no site da instituição. Os interessados em participar do processo seletivo e que não tiverem acesso à internet devem procurar um dos campi do IFPE, onde estão sendo disponibilizados computadores.
As taxas de inscrição são de R$ 20, para cursos técnicos, e R$ 40, para cursos superiores, e só podem ser pagas no Banco do Brasil, até sexta (19). De acordo com o Instituto, aqueles que já se inscreveram e pagaram a taxa, mas ainda não tiveram o status da inscrição efetivado, devem ter calma: o prazo para processar o pagamento pode ser de até seis dias úteis. Somente após a efetivação o candidato poderá visualizar o seu status online.
As vagas serão distribuídas entre os nove campi do IFPE, localizados nos municípios de Afogados da Ingazeira, Barreiros, Belo Jardim, Caruaru, Garanhuns, Ipojuca, Pesqueira, Recife e Vitória de Santo Antão. O Instituto oferece ainda vagas nos polos de Educação a Distância (EaD), localizados em Caruaru, Dias D'Ávila (Bahia), Garanhuns, Ipojuca, Limoeiro, Pesqueira, Recife, Santana do Ipanema (Alagoas) e Surubim.

quarta-feira, outubro 10, 2012

Cartões de confirmação do Enem serão distribuídos a partir de hoje


Os cartões de confirmação do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) vão começar a ser distribuídos a partir de hoje (10), segundo o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep). A previsão é de que até o fim do mês do outubro todos os inscritos recebam seus cartões pelos Correios.
A partir de hoje, os inscritos também terão a opção de imprimir o cartão por meio do hotsite do Enem. Quem tiver problemas pode entrar em contato com o Ministério da Educação pelo telefone 0800-616161.

sexta-feira, outubro 05, 2012

UFPE cancela as datas das provas da segunda fase do Vestibular 2013

As provas da segunda etapa do Vestibular 2013 da Universidade Federal de Pernambuco(UFPE) não serão mais realizadas nas data previstas, os dias 2 e 3 de dezembro. O anúncio do cancelamento do calendário deste exame foi feita na tarde desta quinta-feira (4). O motivo da alteração das datas ocorreu pela falta de regulamentação sobre a nova Lei de Cotas, que deverá ser incluída no próximo edital, que ainda não tem previsão de divulgação.

As datas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), que correspondem à primeira etapa do processo seletivo, permanecerão inalteradas e ocorrem normalmente nos dias 3 e 4 de novembro. A previsão, segundo a assessoria de imprensa da UFPE, é que as provas da segunda fase aconteçam apenas em janeiro de 2013.

Segundo a nota da UFPE, a reitoria tomou esta decisão após reuniões entre o Ministério da Educação (MEC), pró-reitores de graduação e dirigentes das Instituições Federais de Ensino Superior (Ifes) realizadas na quarta-feira (3), em Brasília. "O MEC discutiu com os representantes das Ifes propostas para o decreto de regulamentação e a portaria de normatização da Lei Nº 12.711, a Lei de Cotas, indispensáveis para a publicação dos editais do processo seletivo das instituições. Os documentos serão encaminhados à Casa Civil da Presidência da República", informa a nota.

As datas de inscrição, pedido de isenção, provas da segunda etapa e divulgação dos resultados continuam sem definição para os vestibulandos que pretendem ingressar na UFPE em 2013.

Segundo a pró-reitora para Assuntos Acadêmicos, Ana Cabral, que participou da reunião envolvendo os pró-reitores de graduação, a Secretaria de Ensino Superior (SESu), a Consultoria Jurídica (Conjur), ambos do MEC, e a Secretaria de Políticas de Promoção da Igualdade Racial (Seppir), a data para publicação do decreto e da portaria será divulgada posteriormente pelo ministério. "Dessa forma, a UFPE ainda não pode definir quando divulgará o edital do Vestibular 2013, que deve realizar suas provas de 2ª etapa no mês de janeiro, em dias que serão definidos pelo Conselho Coordenador de Ensino, Pesquisa e Extensão (CCEPE)", diz a nota.

Ana Cabral explicou que o decreto regulamentará a Lei de Cotas e a Portaria normatizará critérios como, por exemplo, a forma de comprovação de renda para os estudantes oriundos de famílias com renda igual ou inferior a salário-mínimo e meio per capita, que terão direito a 50% das vagas destinadas aos cotistas.

A nova Lei de Cotas foi aprovada em agosto passado pela presidente Dilma Roussef.


Fonte: g1.globo.com 

Professores de todo o país podem se inscrever e concorrer a prêmio por iniciativas de ensino bem-sucedidas


Estão abertas, até o dia 27 de outubro de 2012, as inscrições para o 6º Prêmio Professores do Brasil. A iniciativa do Ministério da Educação foi instituída pela Secretaria de Educação Básica (SEB) para valorizar práticas pedagógicas bem-sucedidas, criativas e inovadoras nas redes públicas de ensino.

Este ano, foi criada uma segunda categoria, sobre temas específicos, além da já conhecida, de temas livres. Esta é subdividida nas áreas de educação infantilanos iniciais do ensino fundamentalanos finais ensino médio. O novo módulo conterá projetos de educação integral ou integradaciências para os anos iniciaisalfabetização nos anos iniciais educação digital articulada ao desenvolvimento do currículo.

Cada categoria terá até quatro professores premiados em cada uma das subcategorias, um por região do país. Os autores das experiências selecionadas pela comissão julgadora nacional, independentemente de região e da categoria, receberão R$ 7 mil, além de troféu e certificados expedidos pelas instituições parceiras.

As inscrições para a sexta edição devem ser feitas na página do prêmio na internet - http://www.premioprofessoresdobrasil.mec.gov.br/. Nela, o professor também encontra informações relevantes e o regulamento do 6º Prêmio Professores do Brasil.

Secretaria de Educação Básica
MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO