segunda-feira, março 25, 2013

Programa oferece mais de mil bolsas de estudo para universitários em PE


A Secretaria de Ciência e Tecnologia do estado, através do Programa Universidade para Todos em Pernambuco (Proupe), abre inscrições nesta segunda-feira (25) para que alunos universitários concorram a 1.351 bolsas de estudo parciais e integrais.
Para concorrer, o candidato precisa ser brasileiro, ter cursado todo o ensino médio em escola pública ou como bolsista integral em escola particular, além de não possuir curso superior. Também é necessário estar matriculado em uma autarquia integrante do Proupe.
Para os alunos que cursam do segundo período em diante, o processo de avaliação levará em conta a média das notas obtidas nas disciplinas cursadas, de acordo com o histórico escolar. No caso de quem está no primeiro período, será utilizada a nota que o estudante tirou no vestibular para o curso no qual pretende ter a bolsa.
As inscrições devem ser realizadas pelo site www.idealizza.net/proupe. Os alunos também terão de entregar documentos de identificação pessoal e comprovante de residência nas secretarias das autarquias. O resultado da seleção será divulgado nos dias 11 e 12 de abril.

Primeiro remanejamento do vestibular 2013 da UFPE é divulgado


A Comissão de Vestibular (Covest) da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) divulgou, nesta segunda-feira (25), o primeiro remanejamento do vestibular 2013 da instituição. O listão conta com 938 novos classificados e também com 311 remanejados, que já tinham sido classificados, mas mudaram o turno ou a entrada do curso. Clique aqui para conferir a lista.
A Covest informou que os novos classificados têm até esta quarta-feira (27) para realizar a pré-matrícula, na coordenação do curso e do campus onde irão estudar, das 8h30 às 12h30 e das 14h às 17h. A comissão também divulgou a lista com os documentos necessários para a realização da pré-matrícula no site da Covest.
O segundo remanejamento do vestibular 2013 da UFPE será divulgado na sexta-feira (29), informou a Covest. Para essa lista, os classificados terão o dia 02 de abril para realizar a pré-matrícula.

Nasa abre concurso para mandar desenho de estudante para Marte

A Nasa (Agência Espacial Norte-Americana) lançou um concurso para estudantes de 5 a 17 anos para enviar um desenho para Marte. Como parte do Maven (Missão para a Atmosfera de Marte e Evolução Volátil), os jovens devem enviar sua arte pelo site do projeto http://lasp.colorado.edu/maven/goingtomars/ de 15 de março a 8 de abril. Em 16 de abril será aberta uma votação pública para escolher o melhor desenho.

A obra escolhida será enviada por DVD junto com a missão que tem como destino o planeta vermelho. Nela deve estar escrito apenas: "I"m going to Mars with MAVEN!" (Eu vou para Marte com Maven) junto com um desenho que pode ser feito com lápis de cor, tinta, programas de computador, ou o que você mais gostar.

sexta-feira, março 08, 2013

Conferência debaterá inclusão de questões raciais na educação


A inclusão de novas questões étnico-raciais na educação brasileira deverá ser um dos temas das conferências regionais que antecederão a Conferência Nacional de Educação (Conae) 2014. As propostas debatidas nosencontros municipais e intermunicipais serão levadas às conferências estaduais, que servirão de orientação aos delegados designados para o evento nacional, no início do próximo ano.

Representantes da Comissão Técnica Nacional de Diversidade para Assuntos Relacionados à Educação dos Afro-brasileiros (Codara) do Ministério da Educação e dos fóruns de diversidade étnico-raciais reuniram-se nesta quinta-feira, 7, em Brasília, para definir os temas.

Ilma Fátima de Jesus, coordenadora-geral de educação para as relações étnico-raciais do MEC, diz que é preciso avançar nas políticas públicas de igualdade. “Há experiências de sucesso na formação de professores, mas a maioria das universidades precisa ainda incluir conteúdos étnico-raciais nos cursos de licenciatura”, diz a coordenadora.

A Lei 10.639/2003, que alterou a Lei de Diretrizes e Bases da Educação e tornou obrigatório o ensino da história e cultura afro-brasileira e africana na educação básica, completa 10 anos em 2013. “Podemos avançar e colocar as questões étnico-raciais nos currículos de licenciatura e também na pós-graduação. Precisamos formar professores para que o ensino de história e da cultura afro-brasileira seja uma realidade de fato, uma política afirmativa”, ressalta a coordenadora.

No próximo dia 14, o Fórum Nacional de Educação (FNE) realiza videoconferência, na página da internet, a fim de preparar a mobilização nacional para a Conae de 2014.




Fonte: http://portal.mec.gov.br/index.php?option=com_content&view=article&id=18498 

Programa Ganhe o Mundo encerra inscrições para os cursos de línguas nesta sexta-feira (08)


Está chegando ao fim o prazo para os estudantes da rede estadual interessados em participar dos cursos de idiomas do Programa Ganhe o Mundo (PGM) garantirem suas vagas. As inscrições poderão ser feitas apenas até as 23h59 desta sexta-feira (08). Podem participar alunos matriculados no 1º ano do ensino médio em 2013.
Os alunos devem ficar bastante atentos durante o preenchimento do cadastro, pois caso não escolham uma das opções de curso, serão automaticamente desclassificados. Em caso de dúvida ou dificuldade na inscrição, o interessado deve procurar a direção da escola, que está orientada a auxiliar na efetivação da matrícula.

A SEE está ofertando 17.774 vagas, sendo 15.774 para inglês e 1.895 para espanhol. Só estarão aptos a participar da seleção alunos que apresentaram média anual (nos quatro bimestres) de rendimento escolar em 2012, nas disciplinas de português e matemática, a partir de 6, além de frequência computada igual ou maior que 85% no mesmo ano. Os cursos terão três módulos, com turmas de, no máximo, 30 alunos. As vagas estão sendo oferecidas em todos os municípios do Estado.




Fonte: http://www.educacao.pe.gov.br/?pag=1&cat=37&art=1103