sexta-feira, março 28, 2014

Prazo para aprovados no Sisutec fazer a matrícula termina nesta sexta

O prazo para os candidatos aprovados em primeira chamada no Sistema de Seleção Unificada da Educação Profissional e Tecnológica (Sisutec) termina nesta sexta-feira (28). O estudante deve comparecer à instituição que abriga o curso ao qual foi aprovado para fazer a matrícula. A segunda chamada será divulgada na próxima terça-feira (1º).

A lista dos aprovados pode ser consultada nosite do programa. O candidato pode consultar seu resultado na opção "ver meu boletim", ou acessar as listas de aprovados nos 122 cursos disponíveis pelo filtro por instituição, local de oferta, curso e turno.

No total, 527.730 estudantes se inscreveram. Como cada candidato pode fazer até duas opções de curso, o total de inscrições ultrapassou a faixa de 1 milhão (foram 1.016.211 inscrições).
No total, 291.338 vagas foram disponibilizadas em 122 cursos técnicos de 937 instituições de ensino públicas e privadas, além das escolas do Senai e do Senac. No caso da rede particular, se contemplado, o aluno terá bolsa de estudo. A seleção é feita a partir do desempenho no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) de 2013. Para concorrer, o aluno não pode ter tirado zero na redação.
Entre as vagas oferecidas nesta seleção, 85% serão destinadas para estudantes que, independentemente de renda per capita familiar, tenham cursado o ensino médio completo em escola da rede pública ou em instituições privadas, na condição de bolsista integral.

Além disso, metade dessas vagas serão reservadas para alunos com renda per capita de até 1,5 salário mínimo. Mas, para ocupar uma dessas vagas, não é permitido que o aluno continue matriculado em outro curso técnico de nível médio ou superior, ou curso de graduação, em instituições públicas ou privadas como bolsista.

terça-feira, março 18, 2014

PROGRAMA DE MESTRADO PROFISSIONAL EM EDUCAÇÃO

O Campus Mata Norte, unidade de ensino superior da Universidade de Pernambuco – UPE, torna público o Edital que estabelece as normas para o Processo de Seleção e Admissão de estudantes ao Programa de Mestrado Profissional em Educação.
A formalização da inscrição poderá ser feita pessoalmente na Secretaria do Mestrado (Bloco A, Térreo, Campus Mata Norte, Nazaré da Mata) ou pelos Correios, via SEDEX.
O período de inscrição será de 01 a 15 de abril de 2014.
Para mais informações procure a Secretaria de Educação, Cultura e Desportos ou acesse http://ww2.upe.br/matanorte/

segunda-feira, março 17, 2014

Enade 2014 será aplicado no dia 23 de novembro

O Exame Nacional de Desempenho de Estudantes (Enade) 2014 será aplicado no dia 23 de novembro, às 13h (horário de Brasília). A portaria com as regras foi publicada nesta segunda-feira (17) no Diário Oficial da União.
A prova avalia o rendimento dos alunos dos cursos de graduação, ingressantes e concluintes, e é obrigatória para obtenção do diploma. O Enade é aplicado, no máximo, a cada três anos para cada área do conhecimento.
Neste ano, serão avaliados os estudantes dos seguintes cursos:

Bacharel
Arquitetura e urbanismo, sistema de informação, engenharia civil, engenharia elétrica, engenharia de computação, engenharia de controle e automação, engenharia mecânica, engenharia química, engenharia de alimentos, engenharia de produção, engenharia ambiental, engenharia florestal, e engenharia.

Bacharel ou licenciatura
Ciência da computação, ciências biológicas, ciências sociais, filosofia, física, geografia, história, letras-português, matemática, e química.

Licenciatura
Artes visuais, educação física, letras-português e espanhol, letras-português e inglês,
música, e pedagogia.
Tecnólogo
Análise e desenvolvimento de sistemas, automação industrial, gestão da produção industrial, e redes de computadores.
Terão de fazer a prova os estudantes ingressantes que tenham iniciado o curso neste ano, os matriculados nos cursos de bacharelado com previsão de término até julho de 2015 e os alunos dos tecnólogos que vão concluir o curso até dezembro deste ano.
A inscrição no Enade é feita pelas instituições de ensino. O Inep disponibilizará, no site enade.inep.gov.br, até 4 de junho, as instruções e os instrumentos necessários para a inscrição eletrônica dos estudantes habilitados. Os alunos que não fizerem as provas terão de justificar a ausência. 

Sisutec abre nesta segunda inscrição para vagas em cursos técnicos

O Ministério da Educação abre, nesta segunda-feira (17), as inscrições para o Sistema de Seleção Unificada da Educação Profissional e Tecnológica (Sisutec). A segunda edição do Sisutece oferecerá 291.338 vagas em cursos de ensino técnico para estudantes brasileiros. As inscrições serão abertas na próxima segunda-feira (17) e terminam às 23h59 do dia 21 de março. Os estudantes devem ser inscrever pelo site http://sisutec.mec.gov.br. As regras do programa foram divulgadas em edital na edição desta quinta do "Diário Oficial da União".
As 291 mil vagas representam um aumento de 21% em relação às vagas oferecidas na primeira edição do Sisutec, segundo o ministro da educação, Henrique Paim.
A divulgação da primeira chamada ocorre no dia 25 de março, e da segunda no dia 1º de abril. O período previsto para matrícula dos convocados na primeira chamada é de 26 a 28 de março, e da segunda entre 2 e 4 de abril.