terça-feira, junho 17, 2014

Em 2016, UPE vai extinguir vestibular e destinar 50% das vagas para o Sisu

A Universidade de Pernambuco decidiu adotar o Sistema Unificado de Seleção (Sisu) para admitir alunos do ano letivo 2016, extinguindo o tradicional vestibular. O Conselho Universitário da instituição definiu que 50% das vagas serão destinadas aos alunos que participarem do Sistema Seriado de Avaliação (SSA) e os outros 50% para aqueles que fizerem o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem).
Para o Processo de Ingresso 2015, o vestibular tradicional vai ser mantido: o Enem conta como primeira fase, assim como sua redação; a segunda fase é composta de disciplinas específicas aplicadas pela UPE. Assim como a seleção de 2014, 40% das vagas vão ser preenchidas pelo SSA e 60% pelo vestibular tradicional. Ao todo, 20% serão destinadas a cotistas.
O reitor Carlos Calado explica que a decisão de adotar o Sisu faz parte do esforço da UPE para auxiliar no fortalecimento o ensino médio. "Conversamos com a Secretaradia Estadual de Educação e sindicatos das escolas particulares para tomar essa decisão. Com isso, diminuímos o estresse na preparação dos alunos e o preparamos com melhor qualidade", aponta o reitor.
Assim como acontece atualmente, a UPE vai manter os esquema de cotas, com 10% das vagas destinadas ao SSA e 10% das do Sisu destinadas aos alunos vindos de escolas públicas. "Tanto o seriado quanto o Enem são sistemas que fortalecem o aprendizado de fato. São métodos de avaliação que temos que aplicar, por que não há vagas para todo mundo", afirma ainda o professor.

segunda-feira, junho 09, 2014

Matrículas para aprovados no Sisu começam nesta segunda

Os candidatos convocados na primeira chamada do Sistema de Seleção Unificada (Sisu) do meio do ano 2014 devem se matricular a partir desta segunda-feira (9). O período de matrículas termina na sexta-feira (13). A lista de aprovados foi divulgada na última sexta-feira (consulte links ao lado).
Os estudantes que não efetuarem as matrículas dentro do prazo perderão a vaga que será disponibilizada na segunda chamada do Sisu. A lista da segunda chamada será divulgada no dia 24 junho, com matrículas entre 27 de junho e 2 de julho.
No total, 1.214.259 candidatos se inscreveram nesse processo seletivo, um crescimento de 54% em relação à mesma edição do ano passado.Nesta edição, válida para o segundo semestre, serão oferecidas 51.412 vagas em 67 instituições de ensino superior.

Inscrições para as 115 mil bolsas do Prouni começam nesta segunda-feira

As inscrições para o Programa Universidade para Todos (Prouni) começam nesta segunda-feira (9) e vão até as 23h59 de quarta-feira (11), pelo site do programa. São oferecidas 115.101 bolsas de estudo em instituições particulares de ensino superior que podem ser consultadas no site do Prouni.

O número de bolsas é 28% maior do que na edição do meio do ano de 2013, quando 90.045 bolsas foram oferecidas. Do total da oferta neste ano, 73.601 são integrais e 41.500, parciais.

A primeira chamada do Prouni será divulgada no dia 15 de junho, e os candidatos aprovados terão entre os dias 16 e 24 de junho para entregar, na própria instituição de ensino, os documentos que comprovem a renda familiar, para efetuar sua matrícula.
A segunda chamada pelo sistema será divulgada em 4 de julho, e a matrícula deverá ser feita entre os dias 4 e 11 de julho.