segunda-feira, setembro 01, 2014

Língua portuguesa se adapta às circunstâncias e situações diárias

Pernambuco é um dos principais estados do Nordeste. Só no ano passado, 4,7 milhões turistas passaram pelo estado, segundo dados da Secretaria de Turismo. Os visitantes vieram de vários lugares do país e de vários sotaques e expressões. Entre os falantes do português, as variações linguísticas são notáveis, mas nada que impeça a comunicação. No projeto Educação desta sexta-feira (28), o professor Vicente Santos falou sobre o assunto.

“Eu costumo dizer que nós somos poliglotas na própria língua. Falamos a nossa língua de várias maneiras diferentes, depende das circunstancias. Se vou ao Rio Grande do Sul já vou ouvir falar diferente na rua, as pessoas têm uma linguagem própria, tem o “tchê”; em Minas, tem “uai”. Aqui, temos o “oxe”. Enfim, são variações regionais que ocorrem em qualquer língua e na nossa também”, comentou o professor.

O importante é não se ter preconceito linguístico é admitir que há muitos falares na língua portuguesa. Por exemplo, dependendo da situação, é preciso usar uma linguagem mais formal. “Um juiz já requer certa formalidade. Existe um linguajar próprio. Você não vai se dirigir a um juiz como se dirige a um filho ou qualquer coisa assim. Eles têm uma situação totalmente diferente”, ilustrou o veterinário Edvaldo de Araújo.

Outra situação em que a formalidade está presente é no tratamento entre um recepcionista de hotel e um hóspede. A conversa normalmente é marcada pelos pronomes de tratamento “senhor” ou “senhora”. “A gente evita que o funcionário traga para o seu dia a dia a linguagem praticada em sua casa. Então o atendimento do recepcionista que está sempre em contato com o cliente tem que ser realmente o mais formal possível”, disse o gerente de hotel Sérgio Paraíso.

O uso da linguagem deve ser feita como as regras de convivência, por exemplo. Para isso, é necessário ter bom senso. “Eu costumo dizer que você não vai a um casamento de bermuda e camiseta e também não vai à praia de paletó e gravata. Então existe a hora da formalidade e da informalidade”, contou o professor Vicente Santos.

No dia a dia também é possível perceber essas variações linguísticas. Na feira, a laranja cravo pode ser tangerina ou mexerica. O aipim vira macaxeira; e a abóbora, jerimum. Na hora de escrever, geralmente às pessoas ficam atentas à norma culta. “A gente procura colocar como se escreve mesmo, porque é mais correto. Você botar num estabelecimento uma coisa errada fica até uma coisa esquisita”, disse a comerciante Bradini Torres.
Mas o que une o povo brasileiro, na verdade, é a norma culta. “Estou no Rio Grande do Sul e leio o jornal sem nenhum problema, Entendo tudo. O gaúcho está no Recife lê o nosso jornal e entende perfeitamente. Porque a norma padrão está ali presente ela nos une”, finalizou Vicente Santos.



Disponível em: http://g1.globo.com/pernambuco/vestibular-e-educacao/noticia/2014/08/lingua-portuguesa-se-adapta-circunstancias-e-situacoes-diarias.html

Primeiro da série de 3 simulados do Enem pode ser feito até este domingo

Quem vai fazer o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) pode fazer o primeiro simulado Geekie Games até este domingo (31). Serão ao todo três simulados até as provas do Enem, marcadas para 8 e 9 de novembro. Na plataforma online, o estudante encontra exercícios para testar o seu conhecimento e fazer uma avaliação diagnóstica, e as duas provas com 90 questões cada, nas quatro área do conhecimento do Enem (ciências humanas, ciências da natureza, linguagens e matemática).

Para participar, é preciso fazer um cadastro grátis no próprio site. A primeira atividade sugerida é um teste diagnóstico. O candidato então recebe um plano de estudos personalizado baseado nos seus resultados, apontando os pontos fortes e fracos. Cada passo que o estudante dá na plataforma é registrado e, à medida que ele vai avançando, o programa se ajusta às suas necessidades.

Três simulados

Até novembro, o Geekie Games oferecerá três simulados seguindo as mesmas regras do exame do Ministério da Educação para que os estudantes testem a evolução do seu desempenho. O simulado da Geekie usa a TRI (Teoria de Resposta ao Item), a mesma metodologia utilizada no Enem, por isso permite fazer uma estimativa de quanto o candidato tiraria na prova.
Assim como o Enem, o simulado é dividido em duas partes, cada uma com duração de quatro horas e meia. A primeira parte traz dois cadernos de perguntas: um deles com 45 perguntas de ciências humanas e 45 perguntas de ciências da natureza, assim como o primeiro dia de provas do Enem.
A segunda parte traz 45 questões de linguagens e 45 questões de matemática. Depois que o estudante começa a responder os cadernos de questões, não é mais possível parar, assim como a prova real. Também não há opção de fazer o mesmo simulado mais de uma vez.
Outros dois simulados estarão disponíveis entre os dias 1º de setembro e 30 de setembro, e 1º de outubro e 9 de novembro.

Alunos da rede pública podem fazer simulado online do Prevupe

Alunos da rede pública de ensino de Pernambuco podem fazer, até o dia 10 de setembro, o simulado online do Pré-vestibular da Universidade de Pernambuco (Prevupe). Esse é o segundo simulado do ano e é a primeira vez que todos os alunos podem participar, independente de estar ou não no projeto.
O simulado é uma preparação para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). Para ter acesso, os estudantes devem acessar o site do Prevupe. Os que não conseguirem acessar o simulado devem enviar nome completo, e-mail, CPF, município e número do celular atualizado para o e-mail contato@archimedes.com.br.
Além do simulado online, o projeto vai contar com um aulão no dia 6 de setembro, em todas as cidades-polo. Na ocasião, serão resolvidas 90 questões, sendo 10 por disciplina, no horário das 8h às 17h. O objetivo é classificar mais de 2,9 mil alunos da rede pública em geral nos vestibulares.
O Prevupe está presente em 26 municípios do estado e atende 142 dos 185 municípios pernambucanos. Ao todo, 7.848 alunos da rede pública foram selecionados para participar do Projeto, que oferece aulas presenciais preparatórias gratuitas para o vestibular.