quinta-feira, fevereiro 26, 2015

Governo de PE inscreve para 7.360 vagas de cursos técnicos a distância

A Secretaria de Educação de Pernambuco está oferecendo 7.360 vagas para nove cursos técnicos de ensino a distância gratuitos. Administração, informática, logística e segurança do trabalho, biblioteca, multimeios didáticos, recursos humanos, secretaria escolar, segurança do trabalho e serviços de restaurante e bar são as opções. Já é possível concorrer a uma vaga nosite da secretaria. As inscrições vão até o próximo dia 5.
Os inscritos serão selecionados através de uma prova online que será aplicada entre 9 e 16 de março. A data e a hora do teste devem ser escolhidas após a confirmação da inscrição, quando o candidato receber um e-mail com as instruções para a prova e as opções de curso, polo de estudo e horário das aulas. Os cursos são oferecidos em 60 polos distribuídos em todo o estado.
Quem não tem computador em casa para realizar a inscrição, pode se dirigir a um dos polos de ensino. Para participar da seleção, basta ter concluído o ensino médio ou estar cursando o 2° ou o 3º ano deste nível de ensino. Mais informações podem ser obtidas através dos telefones (81) 3183.9865 e 3183.9866.

UPE inscreve até domingo (1º) para 11.520 vagas de curso pré-vestibular

A Universidade de Pernambuco inscreve até domingo (1º) para as turmas do seu curso de pré-vestibular. Neste ano, há 11.520 vagas disponíveis em 41 municípios de todo o estado. Os interessados precisam preencher o formulário de inscrição no site da UPE, responder a um questionário socioeconômico e pagar uma taxa de R$ 40 em qualquer agência da Caixa Econômica até segunda-feira (2).
Podem concorrer a uma vaga os alunos do 3º ano do ensino médio de escolas públicas, do Ensino de Jovens e Adultos (EJA) e do programa Travessia. Todos os inscritos serão submetidos a um teste objetivo no dia 15 de março. Serão 50 questões de múltipla escolha com conteúdos de português, matemática, física, química, história, geografia e biologia. O local da prova será indicado no ato da inscrição, depois que os alunos indicarem a escola e o município em que desejam estudar. Os inscritos que obtiverem as maiores notas poderão ingressar no curso, cujas aulas começam em 28 de março.
A lista com os nomes dos aprovados será divulgada em 24 de março no site da UPE

segunda-feira, fevereiro 23, 2015

MEC reabre nesta segunda sistema de inscrições do Fies a novos alunos

O Ministério da Educação vai abrir nesta segunda-feira (23) o Sistema Informatizado do Fies (SisFies) para novos contratos para o primeiro semestre deste ano no site sisfiesportal.mec.gov.br. As inscrições poderão ser feitas até o dia 30 de abril. A portaria com as regras para a inscrição no Fies foi publicada na edição desta segunda-feira do "Diário Oficial".
De acordo com a portaria, o governo vai usar indicadores de desempenho e de qualidade da instituição de ensino superior para liberar o financiamento.
Segundo o MEC, após a validação das informações durante a inscrição, o estudante deverá comparecer a um agente financeiro do Fies em até dez dias, contados a partir do terceiro dia útil à data da validação da inscrição.
Com a reabertura do sistema, as entidades ligadas às mantenedoras, Federação Nacional de Escolas Particulares (Fenep) e a Associação Brasileira de Mantenedoras do Ensino Superior (Abmes), estimam para este semestre entre 475 mil e 500 mil novos interessados no Fies.
Novas regras
Fies paga de 50% a 100% da mensalidade de faculdades particulares, dependendo da renda da família. Os pedidos ao programa de financiamento podem ser feitos em qualquer época do ano. No ano passado, o governo gastou R$ 9 bilhões com o Fies. Segundo dados do Ministério da Educação, o número de novos contratos cresceu quase dez vezes em cinco anos: em 2010, foram fechados 76,2 mil contratos. Em 2014, esse número subiu para 731,3 mil.
O sistema do Fies estava fechado para novos contratos desde o final do ano passado, quando o MEC mudou as regras do financiamento, passando a exigir nota mínima de 450 pontos no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) não ter zerado na redação. Professores da rede pública que lecionam na educação básica e estejam matriculados em cursos de licenciatura, normal, superior ou pedagogia ficam isentos da regra.
VEJA A CRONOLOGIA DO FIES
26 de dezembro de 2014 - MEC publica portaria mudando as regras do Fies, que passa a exigir nota mínima de 450 pontos no Enem e redação acima de nota zero, e estabelece repasse em oito parcelas por ano, a cada 45 dias, do valor da mensalidade para as instituições particulares. As demais parcelas serão pagas depois de o aluno se formar.
27 de dezembro de 2014 - O site do Fies é colocado em manutenção e não recebe mais novos contratos.
24 de janeiro de 2015 - Faculdades particulares entram na Justiça tentar anular as novas regras do Fies.
28 de janeiro de 2015 - Site do Fies é reaberto apenas para contratos em andamento. Estudantes reclamam que já têm de pagar mensalidades e não sabem se terão acesso ao benefício.
10 de fevereiro de 2015 - Mantenedoras dizem que Fies pode representar até 70% do orçamento de uma faculdade e reclamam da regra do repasse.
11 de fevereiro de 2015 - O ministro da Educação, Cid Gomes, diz que os novos contratos vão levar em conta a qualidade do curso ofertado.
12 de fevereiro de 2015 - MEC diz que faculdades que reajustaram mensalidades acima de 4,5% podem ficar de fora do Fies. Entidades protestam.
13 de fevereiro de 2015 - Ministério volta atrás e diz que valores das mensalidades poderão sercorrigidos em até 6,4%.
23 de fevereiro de 2015 - MEC anuncia a reabertura do sistema do Fies para novos contratos.