quarta-feira, agosto 26, 2015

No Recife, festival A Letra e a Voz faz homenagem a Ariano Suassuna

O escritor Ariano Suassuna, falecido em julho de 2014, será o grande homenageado da próxima edição do Festival Recifense de Literatura - A Letra e a Voz. Neste ano, o festival, realizado pela 13º vez, vai ter toda a programação na Avenida Rio Branco, no Bairro do Recife.
O tema do festival, que é realizado pela Secretaria de Cultural e Fundação de Cultura da Cidade do Recife, será "A Demanda do Reino de Ariano". O evento começa nesta quarta-feira (26) e segue até o domingo (30), com palestras, debates, apresentações e feira de livros. A curadoria é de Sennor Ramos.
Na abertura do A Letra e a Voz, que será às 19h desta quarta (26), haverá uma apresentação da performance 'Onça Malhada', da bailarina Maria Paula Costa Rêgo. Em seguida, será realizada a mesa 'As múltiplas faces de Ariano', com os escritores Raimundo Carrero e Fátima Quintas e mediação do jornalista Hugo Viana. Na noite de abertura, haverá ainda uma leitura com o escritor Bráulio Tavares.
Fonte: http://g1.globo.com/pernambuco/noticia/2015/08/no-recife-festival-letra-e-voz-faz-homenagem-ariano-suassuna.html

ONG divulga cartilha gratuita sobre como proceder em relação a alunos diabéticos

A ADJ Diabetes Brasil, ONG filiada à Federação Internacional de Diabetes (IDF), oferece às escolas um pacote educativo de fácil compreensão para orientar professores e funcionários sobre como proceder com alunos diagnosticados com diabetes. O material está disponível no portal da IDF e pode ser baixado gratuitamente.
O Brasil é o 4º país no mundo em incidência da doença, segundo a IDF. São 11,9 milhões de pessoas com diabetes. O País fica atrás apenas de China, Índia e Estados Unidos. De acordo com a IDF, metade dos diabéticos não sabe que tem a doença.
Preocupada com a epidemia mundial de diabetes que atinge em massa crianças e jovens de países emergentes, a ADJ Diabetes Brasil criou a iniciativa. O objetivo é colaborar com a integração social das crianças e desmistificar o comportamento em torno dos diferentes tipos de diabetes (1 e 2). A ideia é que o programa de educação em diabetes seja organizado a partir de diferentes atividades, como um bate-papo durante a aula, palestra com pais, ação recreativa, entre outros, já que o ambiente escolar é rico em trocas de experiências.
Clique aqui para baixar o material.
Sobre a ADJ - Com 35 anos de fundação completados em 2015, a ADJ oferece várias atividades e serviços gratuitos em sua sede na Capital paulista. A missão da ONG é promover educação em diabetes para portadores, familiares, profissionais de saúde e comunidade, favorecendo a qualidade de vida.

Mais informações: www.adj.org.br ou (11) 3675-3266
Autor: Undime com informações da ADJ Diabetes Brasil

Fonte:
http://undime.org.br/noticia/24-08-2015-11-07-ong-divulga-cartilha-gratuita-sobre-como-proceder-em-relacao-a-alunos-diabeticos

Punição a pais por faltas a reuniões escolares pode ser agravada

Senadores da Comissão de Educação, Cultura e Esporte (CE) divergiram, nesta terça-feira (18), sobre flexibilizar ou não as punições estabelecidas em projeto de lei (PLS 189/2012) do senador Cristovam Buarque (PDT-DF). Depois de alguma polêmica, a comissão acabou aprovando substitutivo do senador Fernando Bezerra Coelho (PSB-PE) à proposta, que estipula penalidades para os pais ou responsáveis que não participarem das reuniões escolares de avaliação de seus filhos ou dependentes.
Segundo explicou Bezerra, os pais ou responsáveis terão que comprovar a presença a, pelo menos, quatro reuniões anuais para se livrarem de eventuais sanções. Quem não cumprir esta exigência poderá enfrentar punições similares às aplicadas ao eleitor que deixa de votar, como ficar proibido de se inscrever em concurso público; de receber remuneração ou proventos de emprego ou função pública; de obter empréstimo em bancos oficiais; de tirar passaporte e carteira de identidade.
- Se o voto é obrigatório, mais obrigatório ainda é o mandamento constitucional que impõe a obrigação da família acompanhar o rendimento escolar de seu dependente - sustentou Bezerra.
O relator disse ainda ter abrandado o PLS 189/2012 ao retirar duas punições previstas no texto original. Assim, ficaram de fora do substitutivo a proibição de renovação de matrícula em escola pública e de participação em qualquer ato para o qual se exija quitação com o serviço militar ou declaração de imposto de renda.

Leia mais em:
http://undime.org.br/noticia/19-08-2015-09-52-punicao-a-pais-por-faltas-a-reunioes-escolares-pode-ser-agravada 

quinta-feira, agosto 20, 2015

Senac-PE abre vagas para cursos técnicos a distância

Para os que querem estudar, mas não têm disponibilidade de estar presencialmente nas aulas, o Senac-PE abriu vagas para cursos de educação a distância. São 270 vagas em cursos técnicos nas unidades de Recife, Paulista, Caruaru e Petrolina - ao todo, o curso só tem 20% de aulas presenciais. As inscrições vão até o dia 31 de agosto, pelo site da instituição. O início das aulas está previsto para o dia 14 de setembro.
Dentre as opções para cursar estão design de interiores, informática e jogos digitais.


Fonte: http://noticias.ne10.uol.com.br/educacao/noticia/2015/08/19/senac-pe-abre-vagas-para-cursos-tecnicos-a-distancia-563184.php

Instituto de Portugal seleciona alunos em concurso que aceita nota do Enem

O Instituto Politécnico de Beja (IPBeja), em Portugal, está com inscrições abertas até 3 de setembro para a segunda fase do concurso especial dirigido a estudantes internacionais. Participantes do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) podem usar as notas da edição 2013 e 2014.

O prazo de inscrição vai de 17 de agosto a 3 de setembro.

O IPBeja fechou acordo em julho com o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) para o aproveitamento dos resultados do exame.



Fonte: http://g1.globo.com/educacao/enem/2015/noticia/2015/08/instituto-de-portugal-seleciona-alunos-em-concurso-que-aceita-nota-do-enem.html 

Enem 2015 terá 7,7 milhões de candidatos, 11% a menos que em 2014

A edição de 2015 do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) terá 7.746.057 candidatos, segundo balanço divulgado nesta sexta-feira (31) pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep). O número é 11,2% menor que o da edição de 2014 e quebra uma sequência de recordes registrada desde 2008.
Após o período de inscrições, no início de junho, o Inep afirmou que o total de estudantes pré-inscritos foi de 8.478.096. Mas, de acordo com o órgão, as inscrições ainda estavam sendo processadas. A inscrição, porém, só é considerada confirmada quando o pagamento é feito ou caso o candidato tenha obtido a isenção da taxa.
Com a mudança nas regras, incluindo a possibilidade de perda da isenção, caso o candidato que se inscreva no Enem sem pagar falte à prova, o processo de confirmação das inscrições foi mais lento, e por isso os dados finais só foram divulgados nesta sexta.

As provas ocorrerão em 24 e 25 de outubro.


Fonte: http://g1.globo.com/educacao/enem/2015/noticia/2015/07/enem-2015-tera-77-milhoes-de-candidatos-11-menos-que-em-2014.html

Inscrição no Fies pode ser concluída por selecionado a partir desta sexta

Os 61,5 mil estudantes pré-selecionados para o Fundo de Financiamento Estudantil (Fies) do segundo semestre podem concluir suas inscrições no programa a partir desta sexta-feira (14). Os alunos têm até as 23 horas e 59 minutos do dia 23 de agosto de 2015 para acessar o sistema SisFies e confirmar a inscrição.
Concluída esta primeira etapa, os estudantes têm 10 dias úteis - contados a partir da confirmação da inscrição no site - para comparecer à Comissão Permanente de Supervisão e Acompanhamento (CPSA) da instituição de ensino pretendida para validar as informações que os credenciaram ao benefício. A documentação necessária para a comprovação é informada ao estudante no ato da inscrição.
Os estudantes que ficaram na lista de espera do Fies devem seguir atentos ao boletim de acompanhamento. Caso algum dos pré-selecionados não cumpra alguma das etapas do programa dentro do prazo estipulado, a vaga será realocada para o próximo da lista.



Fonte: http://g1.globo.com/educacao/noticia/2015/08/inscricao-de-pre-selecionados-no-fies-pode-ser-concluida-partir-desta-sexta.html 

Inscrições para EAD Pernambuco e Profuncionário abertas até o dia 27

Estão abertas as inscrições para o preenchimento de mais de 7 mil vagas para os cursos do EAD Pernambuco 2015.2 e Profuncionário 2015.2. Os interessados em se candidatar devem se inscrever até o próximo dia 27 de agosto, no site da Secretaria Estadual de Educação (SEE), e atender aos critérios dos programas. As provas serão realizadas de 31 de agosto a 04 de setembro, conforme o agendamento feito pelo candidato.

Para os seis cursos técnicos do EAD 2015.2 são ofertadas 6.740 vagas em 62 polos de 51 municípios do Sertão, Agreste, Zona da Mata, Região Metropolitana do Recife e Fernando de Noronha. Podem concorrer a elas pessoas com ensino médio concluído em escola pública ou privada; ou estudantes do ensino médio a partir do segundo ano – em todas as modalidades – da rede pública ou privada.

Já o Profuncionário 2015.2 oferece 660 vagas para dois cursos em 29 polos de 26 municípios do Sertão, Agreste, Zona da Mata, Região Metropolitana do Recife e Fernando de Noronha.  Os critérios para se inscrever em uma das modalidades do programa é ser funcionário do quadro administrativo de escola pública; ter ensino médio concluído em escola pública ou privada; ou estar cursando o ensino médio a partir do segundo ano – em todas as modalidades – da rede pública ou privada.

O primeiro passo para realizar a inscrição é informar o CPF e e-mail válido. Após este procedimento, o sistema envia uma mensagem de confirmação para o endereço eletrônico informado. Feito isso, o candidato checa seu e-mail, clica no link de validação enviado na mensagem do sistema e preenche sua inscrição com a escolha do Polo, do Curso, turno e onde pretende fazer a prova. Caso ele já esteja cadastrado no sistema (participado de seleções anteriores), basta fazer uma nova inscrição.

Veja abaixo a lista completa dos cursos:

EAD
Administração; Biblioteca; Informática (ênfase em desenvolvimento de software); Logística; Recursos Humanos; Segurança do Trabalho

Profuncionário
Multimeios Didáticos; Secretaria Escolar

segunda-feira, agosto 17, 2015

Curso de Disseminadores da Educação Fiscal

Estão abertas as inscrições para o Curso de Disseminadores da Educação Fiscal.
Este curso será promovido pela Escola de Administração Fazendária - ESAF em parceria com a Secretaria de Educação do Estado de Pernambuco. Com duração de 2 (dois) meses - carga horária 120h, na modalidade EAD (a distância), haverá emissão de certificado ao final do curso.

Os professores do município de Calçado interessados em participar, deverão expressar seu interesse, até esta quinta-feira (20 de agosto de 2015), enviando e-mail para o endereço seduc.calcado@hotmail.com,  com os seguintes dados:
 - nome completo;
- e-mail;
- nº CPF;
- nº telefone;
- cargo e localização.

As inscrições serão gratuitas!  

terça-feira, agosto 04, 2015

Concurso de Redação aborda a importância do livro

Começaram, nesta segunda-feira (03), as inscrições para o Concurso de Redação para os estudantes da Rede Estadual. A primeira edição do concurso tem como tema central: A importância do Livro. Realizado pela Secretaria de Educação do Estado (SEE), em parceria com a Companhia Editora de Pernambuco (CEPE), serão contemplados os 184 municípios de Pernambuco e o Distrito Estadual de Fernando de Noronha. As inscrições são gratuitas e serão realizadas até o dia 16 de agosto.

A competição tem como objetivo principal estimular os estudantes a refletir sobre a importância do livro na educação. As instituições devem promover atividades de produção de textos, a fim de discutir dicas e critérios importantes para uma boa redação. Devem se inscrever estudantes do Ensino Fundamental (anos finais) ou Ensino Médio, com idade de até 19 anos.

Para se inscrever, os estudantes deverão acessar o site da Secretaria de Educação, imprimir o regulamento, bem como ficha de inscrição e a folha para transcrição da redação. Os textos devem ser enviados para o e-mail: concursoderedacao@educacao.pe.gov.br ou através de correspondência, via Sedex, à Secretaria de Educação do Estado, Av. Afonso Olindense, 1513, Várzea / CEP: 50810-000, aos cuidados da Gerência de Projetos Especiais.

Serão contempladas três redações do ensino médio e três do ensino fundamental (anos finais). O 1º lugar será apreciado com 15 livros, o 2º lugar com dez livros e o 3º lugar com cinco livros. Os trabalhos eleitos serão divulgados através do site da SEE, no dia 24 de agosto. A cerimônia de premiação será realizada no evento de encerramento da FENELIVRO, no Centro de Convenções de Pernambuco, no dia 07 de setembro.