segunda-feira, maio 24, 2010

MEC cria 'Enem' para professores

O Ministério da Educação (MEC) instituiu nesta segunda-feira (24) o Exame Nacional de Ingresso na Carreira Docente. O ministério pretende realizar a primeira prova em 2011. Na primeira edição, poderão participar educadores dos primeiros anos do ensino fundamental (1º ao 5º ano) e da educação infantil.

Segundo portaria publicada nesta segunda-feira no Diário Oficial da União, o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) ficará responsável pela prova, que será constituída de uma avaliação de conhecimentos, competências e habilidades.

Uma consulta pública sobre o exame está aberta desde a última quarta-feira (19) e terá duração de 45 dias, no site do Inep.

A seleção será parecida com o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). O professor fará a prova e poderá usar a nota para ingressar em qualquer uma das redes de ensino que aderirem ao programa.

De acordo com a portaria, os objetivos da prova são subsidiar a contratação de docentes para a educação básica dos estados e dos municípios e conferir parâmetros para autoavaliação dos futuros docentes, com vistas à continuidade da formação e à inserção no mundo do trabalho.

Além disso, o exame pretende oferecer um diagnóstico dos conhecimentos dos futuros professores para subsidiar políticas públicas de formação continuada e criar um indicador qualitativo que poderá ser incorporado à avaliação de políticas públicas de formação inicial dos docentes.

Leia a matéria completa no site do Portal G1:

http://g1.globo.com/vestibular-e-educacao/noticia/2010/05/mec-cria-enem-para-professores.html


quarta-feira, maio 12, 2010

Biblioteca Municipal é Contemplada em Edital do Mais Cultura


Decorrente da participação no EDITAL MAIS CULTURA DE MODERNIZAÇÃO DE BIBLIOTECAS PÚBLICAS, o nosso município foi contemplado com o “kit de modernização”, composto de 1000 (mil) livros, mobiliários e itens de ambiência e ainda TELECENTRO DIGITAL com 11 computadores conectados à internet banda larga.

A Fundação Biblioteca Nacional, vinculada ao Ministério da Cultura, publicou no Diário Oficial da União (Seção 3, páginas 20 a 22), do dia 5 de maio, a relação das propostas classificadas, dentre as quais, consta o nosso município.

Os kits de modernização serão distribuídos pela FBN/MinC em duas etapas, seguindo a ordem de classificação dos contemplados. A previsão é que o envio dos 100 kits da primeira etapa ocorra nos meses de junho e julho e a segunda etapa, na qual o município está inserido, a partir do mês de agosto.

200 propostas, dentre elas 04 de Pernambuco, foram contempladas entres as 926 propostas inscritas em todo o Brasil.

Essa é mais uma vitória de Calçado.


Fundação Biblioteca Nacional
Ministério da Cultura
Secretaria de Educação, Cultura e Desportos
Governo Municipal de Calçado.


Mai informações no site: http://www.cultura.gov.br/site/2010/05/06/fbn/

segunda-feira, maio 10, 2010

Prezado Professor

As ofertas do Plano Nacional de Formação de Professores da Educação Básica – PARFOR no 2º Semestre de 2010, via Plataforma Freire, serão restritas à Formação Inicial – Cursos de primeira e Segunda Licenciaturas e Formação Pedagógica, conforme a seguir:

- Cursos Especiais Presenciais: oferta em todas as unidades federativas (exceto Acre e Distrito Federal), sob coordenação da Diretoria de Educação Básica Presencial – DEB/CAPES.

- Cursos a Distância do Sistema Universidade Aberta do Brasil: oferta apenas em estados pré-determinados, a critério da Diretoria de Educação a Distância – DED/CAPES.

As pré-inscrições poderão ser feitas pelos professores interessados até o dia 29 de maio.

Cada candidato poderá se inscrever em 01 (um) único curso.

Maiores informações na Secretaria de Educação, Cultura e Desportos, ou pelo telefone (87) 3793-1255 Ramal: 213 / 233