quarta-feira, agosto 31, 2011

SEDUC lança projeto inovador e apresenta regras para participação

Iniciativa Secretaria de Educação, Cultura e Desportos, órgão do Governo Municipal de Calçado, o Projeto “Educação Sustentável – Um festival de sustentabilidade”, que atende aos objetivos e atribuições da administração, em especial as letras dispostas no Capítulo VI, Art. 173, inciso V da Lei Orgânica do Município de Calçado, que trata do meio ambiente, surge da necessidade cada vez mais urgente de conscientizar os cidadãos sobre a importância de preservação do patrimônio natural através da adoção de medidas simples. Esse processo de conscientização iniciará pelos alunos da rede pública municipal de ensino.

Será executado em duas etapas distintas:

- A primeira, de âmbito estritamente didático-pedagógico será desenvolvida nas unidades públicas municipais de ensino, com a participação direta dos alunos e orientação dos professores, estes últimos devidamente cientes da metodologia e objetivos do projeto.

- A segunda, de âmbito prático e sócio-educacional, será desenvolvida paralelamente à realização do Festival da Lavoura. Será fundamentada na etapa anterior e funcionará potencialmente como pulverizadora das idéias, expandindo e levando o conhecimento adquirido em sala de aula para os demais seres presentes à realização do festival. Criando dessa forma uma conscientização coletiva sobre a preservação do meio ambiente e a adoção de medidas sustentáveis.

As informações e o material orientador sobre o projeto, elaborado e apresentado de forma sucinta, que norteará as discussões nas escolas já foi entregue, com igual conteúdo e em igual período, aos professores da nossa rede de ensino.

Todos os trabalhos desenvolvidos pelos alunos da rede municipal de ensino, entregues dentro do prazo estabelecido, conforme descrito adiante, serão submetidos à análise e escolha, a ser feita por equipe de membros da SEDUC, obedecendo aos seguintes critérios de eliminação e seleção:

- São critérios Eliminatórios:

- apresentação fora do modelo e dimensões da folha padrão;

- apresentação em folha diferente da “Ficha de participação do aluno”;

- material não original, ou seja, cópia de outro trabalho;

- material em que se perceba ter sido usado artifícios mecânicos ou que se possa constatar não ter sido elaborado e feito de próprio punho pelo aluno;

- material sem clareza gráfica, ou seja, desenho sem condições de ser compreendido, inviabilizando a reprodução do trabalho;

- não elencar as 8 dicas sobre preservação do meio ambiente constantes da Ficha;

- não preencher todos os dados solicitados na ficha.

- São critérios para seleção:

- Coerência: Desenho em concordância com o tema proposto;

- Clareza: desenho que expresse idéia de fácil percepção;

- Criatividade: desenho que demonstre aprendizado e reflexão sobre o tema proposto;

- Beleza: desenho com cores vibrantes e que expressem alegria;

- Desenho feito à mão livre e sem rasuras;

- Preenchimento das 8 dicas, sem rasuras, com conteúdo que demonstre aprendizado e reflexão sobre o tema proposto.

Se você é aluno da rede pública municipal de ensino, solicite mais informações com seu professor, retire sua ficha e participe.

O prazo para remessa dos trabalhos à SEDUC é 06 de setembro, então mãos à obra!

Os alunos que desenvolverem os melhores trabalhos verão estampados e impressos suas artes e nomes no material gráfico do projeto, que será distribuído ao longo do período de raealização do XXIII Festival da Lavoura, ademais receberão os seguintes prêmios, de acordo com a modalidade de ensino:

Ensino Fundamental (1ª a 4ª série):

- 01 (um) troféu temático do festival;

- 01 (um) aparelho de DVD;

- 01 (um) DVD (Documentário);

Ensino Fundamental (5ª a 8ª Série):

- 01 (um) troféu temático do festival;

- 01 (um) Aparelho celular

quarta-feira, agosto 10, 2011

Vem aí o XXIII Festival da Lavoura

O Governo Municipal de Calçado já estabeleceu a data o ficial do Festival da Lavoura, que este ano chega à sua 23ª Edição. O evento acontecerá entre os dias 23 e 25 de setembro.
Neste sentido, todas as pastas da administração já estão elaborando atividades e ações específicas à serem incorporadas ao evento, principalmente nos dias que antecedem a efetiva realização da festa.

A SEDUC está elaborando um projeto que objetiva incluir, de forma mais forte e pontual, a consciência sobre o desenvolvimento sustentável e preservação do meio ambiente. O projeto visará massificar o conteúdo já vivenciado diariamente em sala de aula, e, valendo-se da visibilidade, da pluralidade e grande participação popular no evento, levar esse conhecimento também aos demais cidadãos e turistas presentes nas festividades. Buscar-se-á criar uma coletiva consciencia ambiental nas pessoas, evidenciando assim a preocupação da administração municipal com o meio ambiente e o bem estar do planeta.

As ações de promoção e divulgação desta edição já começam a ser efetivadas, à exemplo do site promocional do evento. ( http://festivaldalavoura.com/2011/ )

Este site disponibiliza informações importantes sobre a a história do evento, dados do município, além das ações desenvolvidas pela administração municipal.
Estão disponíveis ainda arquivos e registros de edições anteriores, e, certamente, as atrações artisticas e culturais desta edição.
Outras ações promocionais serão utilizadas este ano, muitas delas utilizando-se da internet, através do site institucional do governo, blogs, sites especializados em cobertura de eventos e das redes sociais.
A expectativa do governo Municipal é que esta edição do evento alcance um número recorde de público.

Outras informações no site institucional do Governo Municipal: www.calcado.pe.gov.br

O agreste em festa e você aí?
Vem viver Festival!

Prazo para manifestar interesse por espera do ProUni acaba nesta quarta

O Ministério da Educação recebe até esta quarta-feira (10) as manifestações de interesse na lista de espera do Programa Universidade para Todos (ProUni). Podem participar estudantes que não tenham sido pré-selecionados no programa e aqueles que entraram em cursos que não formaram turma.
A lista será usada pelas instituições de ensino participantes do programa para a oferta das bolsas ainda existentes. Os nomes dos aprovados nesta lista sairá em 15 de agosto, com comprovação de documentos e matrícula até 19 de agosto.
O ProUni distribui bolsas de estudo em instituições de educação superior privadas. São oferecidas bolsas integrais (100%) ou parciais (50% e 25%). Segundo o MEC, a oferta, de 92.107 bolsas — 46.970 integrais e 45.137 parciais, é um recorde na história do programa.