quarta-feira, fevereiro 29, 2012

SEDUC inicia etapa conclusiva de entrega dos "Kit's" Escolares

Teve início na manhã desta quarta-feira, o processo conclusivo de entrega dos "Kit's" escolares.
Nesta última etapa, estão sendo entregues os tênis aos alunos da rede pública municipal de ensino.
A equipe da Secretaria já percorreu 05 das 18 Unidades Escolares que compõem a rede publica municipal. Foram elas: São josé, São João, Nelly Costa de Medeiros, Dom Pedro II e Valdemar Tinô de Medeiros.
Abaixo, algumas imagens das entregas realizadas hoje:








sexta-feira, fevereiro 24, 2012

SEDUC finaliza primeira etapa da entrega dos "kit's" escolares

A SEDUC finalizou a primeira etapa da distribuição dos "kits" escolares nas 18 unidades públicas municipais de ensino.
Cerca de 2200 pequenos e jovens calçadenses receberam os "kit's", com exceção dos tênis que serão entregues posteriormente em etapa exclusiva de distribuição. A adoção de etapas distintas de entrega fez-se precisa frente à necessidade de priorizar a entrega dos materiais fundamentais dos alunos, uma vez que ficou constatado que centenas de pais ainda não haviam adquirido nenhuma espécie de material escolar. Ademais, foi preciso organizar um formato que permitisse localizar e relacionar, de forma precisa, o exato quantitativo de alunos e os respectivos números de seus calçados, facilitando assim a próxima etapa de entrega dos "Kit's".
Abaixo, algumas imagens das entregas em nossas unidades de ensino.




























quinta-feira, fevereiro 23, 2012

Inscrições de estudantes podem ser feitas a qualquer tempo

Os estudantes que pretendem obter o benefício do Fundo de Financiamento Estudantil (Fies) no primeiro semestre de 2012 podem fazer a inscrição a qualquer tempo, pela internet. Elas ficam abertas ininterruptamente, ao longo do ano. Da mesma forma, os já atendidos pelo fundo devem providenciar a renovação semestral dos contratos formalizados até o segundo semestre de 2011. Isso deve ser feito até 31 de março próximo.

Os contratos do Fies são renovados semestralmente, por meio de aditivo ao documento original de financiamento. No aditamento (renovação) simplificado — com atualização apenas dos dados pessoais e do valor da semestralidade, sem impacto no valor total do contrato —, basta o estudante validar o pedido feito pela Comissão Permanente de Supervisão e Acompanhamento do Fies (CPSA) e comparecer à instituição de ensino na qual estiver matriculado para assinar a renovação.

Quando há alterações mais profundas no contrato, como troca ou alteração na renda do fiador ou impacto no valor global do contrato, o aditamento é considerado como não simplificado. Nesse caso, após a validação do pedido de aditamento, o estudante deve comparecer à CPSA para assinar e pegar uma via do Documento de Regularidade de Matrícula (DRM), que deve ser levada ao banco para formalização do aditamento.

As novas inscrições e renovações devem ser feitas na página do Sistema Informatizado do Fies (SisFies) na internet. Nela estão todas as informações sobre os benefícios do fundo.


As informações são da Assessoria de Imprensa do FNDE e estão disponíveis no endereço:
http://portal.mec.gov.br/index.php?option=com_content&view=article&id=17530

Município de Calçado adota o Programa Bicicleta Escolar


Em 2011, o governo federal divulgou uma nova ação em relação ao programa Caminho da Escola: a doação, pelo FNDE, de bicicletas para municípios com até cinco mil alunos matriculados na rede pública de educação básica.  No ano passado, foram mais de 300 municípios no país beneficiados com a doação de 100 mil bicicletas.
O município de Calçado,  foi um dos que aderiram ao programa do Governo Federal. Há alguns dias o município recebeu 483 bicicletas que serão destinadas a alunos que precisam  percorrer longas distâncias para chegar à escola ou ao ponto de acesso ao ônibus escolar. Junto com as bicicletas, o FNDE doa capacetes, para reforçar a segurança dos estudantes.
De acordo com a secretária de educação de Calçado, Ilka Rejane, a bicicleta pode diminuir o esforço diário desses alunos, possibilitando ainda a prática de uma atividade física saudável. A secretaria ainda está montando o esquema de entrega das bicicletas, que ainda não tem data definida.

Saiba mais sobre o Programa acessando o link:


I Encontro Pedagógico


Em razão da realização do I Encontro Pedagógico com professores, gestores e demais funcionários da área, os alunos da rede de ensino de Calçado não terão aulas hoje e nesta sexta-feira.  O principal objetivo é fazer valer a Lei Federal nº 10.639/03, que torna obrigatório o ensino sobre História e Cultura Afro-brasileira e inclui o dia da Consciência Negra (20/11) no calendário escolar.
Segundo a Secretária de Educação, Ilka Rejane, a rede municipal já tem subsídios para o tema.“Antes não havia material para trabalhar e os profissionais buscavam textos e apostilas na internet. Agora, professores do 1º ao 9º ano têm como base a série de livros ‘Meu povo, meuchão’ – adquiridos com recursos próprios da Prefeitura – e serão capacitados para utilizá-lo”, ressalta. Contudo, lançando mão desta obra didática, os alunos devem aprender sobre todas as etnias brasileiras.
Programação
Hoje, diretores e coordenadores estão sendo capacitados sobre diversidade cultural e como orientar os outros profissionais acerca dela. E os 117 professores que compõem o corpo docente da rede municipal devem participar de palestra de mesmo tema. As explanações ficarão a cargo de Solange Cavalcante, membro da Pastoral Negra da Paraíba. A partir das 8h30, o dia de amanhã terá várias reuniões separadas por categorias para o planejamento administrativo do ensino deste semestre. Os encontros ocorrem na Escola Municipal Sebastião Tiago.. O maior intuito é fazer valer a Lei Federal nº 10.639/03, que torna obrigatório o ensino sobre História e Cultura Afro-brasileira einclui o dia da Consciência Negra (20/11) no calendário escolar.
Ilka Rejane, Secretária de Educação, diz que a rede municipal já tem subsídios para o tema.“Antes não havia material para trabalhar e os profissionais buscavam textos e apostilas na internet. Agora, professores do 1º ao 9º ano têm como base a série de livros ‘Meu povo, meuchão’ – adquiridos com recursos próprios da Prefeitura – e serão capacitados para utilizá-lo”, ressalta. Contudo, lançando mão desta obra didática, os alunos devem aprender sobre todas as etnias brasileiras.
Programação
Hoje, diretores e coordenadores estão sendo capacitados sobre diversidade cultural ecomo orientar os outros profissionais acerca dela. E os 117 professoresque compõem o corpo docente da rede municipal devem participar de palestra de mesmo tema. As explanações ficarão a cargo de Solange Cavalcante, membro da Pastoral Negra da Paraíba. A partir das 8h30, o dia de amanhã terá várias reuniões separadas por categorias para o planejamento administrativo do ensino deste semestre. Os encontros ocorrem na Escola Municipal Sebastião Tiago.

Você pode acessar o Decreto Lei Federal, clicando no link abaixo:

Adesão à lista de espera do Prouni deve ser feita até a sexta-feira (24)


O Ministério da Educação abriu na quarta-feira (22) o período de manifestação de interesse em vagas remanescentes do Programa Universidade para Todos (Prouni). Podem participar os candidatos inscritos  nesta edição do Prouni que não foram convocados nas outras chamadas, ou foram convocados para cursos sem formação de turma.
A manifestação deve ser feita no site do programa até a sexta-feira (24). Para se inscrever e constar da lista de espera do Prouni é necessário informar o CPF e o número de inscrição e senha do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) de 2011.

quinta-feira, fevereiro 16, 2012

Ministério da Educação cancela o Enem de abril.

O Ministério da Educação (MEC) confirmou ontem o cancelamento da edição do ENEM que aconteceria nos dias 28 e 29 de abril. No dia 20 de janeiro de 2012,  o então Ministro da Educação Fernando Haddad já havia anunciado o cancelamento da prova. Contudo, a portaria oficializando o cancelamento somente foi publicada ontem no Diário Oficial da União.
Assim, uma única edição do exame será realizada em Novembro, após o feriado de finados, nos dia 3 e 4 de Novembro.

segunda-feira, fevereiro 13, 2012

PREVUPE inscreve a partir de 4ª

Começam quarta-feira (15) as inscrições para o pré-vestibular gratuito oferecido pela Universidade de Pernambuco (UPE), o Prevupe.
Serão oferecidas 6.300 vagas, distribuídas em 25 cidades do estado.
Podem se inscrever ex-alunos de escolas públicas ou jovens que, este ano, estão cursando a última série do ensino médio na rede pública de ensino. As inscrições vão até o dia 18 de março, no site www.upenet.com.br
A taxa custa R$20,00. Quem não tiver condições de pagar a inscrição, poderá solicitar a isenção até o dia 29 de fevereiro, também pela homepage.

segunda-feira, fevereiro 06, 2012

Ano Letivo Começa com Novidades


                Tiveram início hoje as aulas na rede pública municipal de educação. Os milhares de alunos que retomaram suas atividades nas 18 unidades de ensino da rede municipal foram surpreendidos com uma ótima notícia. Souberam dos novos investimentos destinados à educação pelo governo municipal, e receberam, oficialmente, a informação sobre a distribuição dos “Kits” escolares.
Essa distribuição, inclusive, já começou a ser feita na Escola Professora Maria Célia Barros Melo, seguindo um cronograma estabelecido pela SEDUC.
Os “Kits” são compostos por Cadernos, Mochila, Canetas, lápis, borracha, tesoura, cola e apontador.
Fazem parte ainda desse inovador pacote de investimentos a distribuição de Calçados (tênis) e livros didáticos.
                Essa é uma ação complementar realizada pelo Governo Municipal, pela qual já distribuiu o fardamento para os alunos devidamente matriculados na rede pública municipal de ensino.
                Todas estas ações corroboram a atenção destinada pala administração municipal à esta pasta, e permitem vislumbrar novos e produtivos horizontes na formação de cidadãos e implantação de uma cidadania plena.
                Novos investimentos e mais educação para os Calçadenses, metas de um governo sempre Mais.