A Universidade de Coimbra, em Portugal, disponibilizou em seu site oficial uma página com todas as informações sobre como os estudantes brasileiros podem participar da seleção para um curso de graduação usando a nota do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). O candidato pode escolher um dos cursos com oferta de vagas para ingresso no ano letivo de 2014 e 2015. É preciso ter feito o Enem em 2011, 2012 ou 2013.
Coimbra é a primeira universidade estrangeira a aderir ao exame do Ministério da Educação (MEC). A instituição anunciou a adesão ao Enem depois que o governo português facilitou a entrada de estudantes internacionais no país para cursos de graduação, por meio de uma legislação publicada no dia 10 de março. Antes, essa possibilidade era mais difícil e ficava no âmbito e acordos entre o país e a instituição. A universidade é paga. O custo da mensalidade gira em torno de 700 euros (R$ 2,1 mil). Já as despesas incluindo alimentação, transporte e moradia gira em torno de 1.358 euros, o equivalente a R$ 4,2 mil por mês.
As notas do Enem têm diferentes pesos para cada curso. As notas são convertidas para a escala de notas portuguesas de acordo com o curso escolhido (veja tabela de ponderação). O site traz ainda informações sobre as taxas acadêmicas e os pré-requisitos de nacionalidade.
O processo será feito em duas fases. As inscrições para a primeira fase serão abertas dia 19 de maio e podem ser feitas até 13 de junho. A divulgação dos resultados será no dia 23 de junho. Uma segunda fase terá inscrições de 21 a 31 de julho, com resultados no dia 8 de agosto.
Nenhum comentário:
Postar um comentário