sexta-feira, outubro 05, 2012

UFPE cancela as datas das provas da segunda fase do Vestibular 2013

As provas da segunda etapa do Vestibular 2013 da Universidade Federal de Pernambuco(UFPE) não serão mais realizadas nas data previstas, os dias 2 e 3 de dezembro. O anúncio do cancelamento do calendário deste exame foi feita na tarde desta quinta-feira (4). O motivo da alteração das datas ocorreu pela falta de regulamentação sobre a nova Lei de Cotas, que deverá ser incluída no próximo edital, que ainda não tem previsão de divulgação.

As datas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), que correspondem à primeira etapa do processo seletivo, permanecerão inalteradas e ocorrem normalmente nos dias 3 e 4 de novembro. A previsão, segundo a assessoria de imprensa da UFPE, é que as provas da segunda fase aconteçam apenas em janeiro de 2013.

Segundo a nota da UFPE, a reitoria tomou esta decisão após reuniões entre o Ministério da Educação (MEC), pró-reitores de graduação e dirigentes das Instituições Federais de Ensino Superior (Ifes) realizadas na quarta-feira (3), em Brasília. "O MEC discutiu com os representantes das Ifes propostas para o decreto de regulamentação e a portaria de normatização da Lei Nº 12.711, a Lei de Cotas, indispensáveis para a publicação dos editais do processo seletivo das instituições. Os documentos serão encaminhados à Casa Civil da Presidência da República", informa a nota.

As datas de inscrição, pedido de isenção, provas da segunda etapa e divulgação dos resultados continuam sem definição para os vestibulandos que pretendem ingressar na UFPE em 2013.

Segundo a pró-reitora para Assuntos Acadêmicos, Ana Cabral, que participou da reunião envolvendo os pró-reitores de graduação, a Secretaria de Ensino Superior (SESu), a Consultoria Jurídica (Conjur), ambos do MEC, e a Secretaria de Políticas de Promoção da Igualdade Racial (Seppir), a data para publicação do decreto e da portaria será divulgada posteriormente pelo ministério. "Dessa forma, a UFPE ainda não pode definir quando divulgará o edital do Vestibular 2013, que deve realizar suas provas de 2ª etapa no mês de janeiro, em dias que serão definidos pelo Conselho Coordenador de Ensino, Pesquisa e Extensão (CCEPE)", diz a nota.

Ana Cabral explicou que o decreto regulamentará a Lei de Cotas e a Portaria normatizará critérios como, por exemplo, a forma de comprovação de renda para os estudantes oriundos de famílias com renda igual ou inferior a salário-mínimo e meio per capita, que terão direito a 50% das vagas destinadas aos cotistas.

A nova Lei de Cotas foi aprovada em agosto passado pela presidente Dilma Roussef.


Fonte: g1.globo.com 

Nenhum comentário:

Postar um comentário