segunda-feira, setembro 01, 2014

Língua portuguesa se adapta às circunstâncias e situações diárias

Pernambuco é um dos principais estados do Nordeste. Só no ano passado, 4,7 milhões turistas passaram pelo estado, segundo dados da Secretaria de Turismo. Os visitantes vieram de vários lugares do país e de vários sotaques e expressões. Entre os falantes do português, as variações linguísticas são notáveis, mas nada que impeça a comunicação. No projeto Educação desta sexta-feira (28), o professor Vicente Santos falou sobre o assunto.

“Eu costumo dizer que nós somos poliglotas na própria língua. Falamos a nossa língua de várias maneiras diferentes, depende das circunstancias. Se vou ao Rio Grande do Sul já vou ouvir falar diferente na rua, as pessoas têm uma linguagem própria, tem o “tchê”; em Minas, tem “uai”. Aqui, temos o “oxe”. Enfim, são variações regionais que ocorrem em qualquer língua e na nossa também”, comentou o professor.

O importante é não se ter preconceito linguístico é admitir que há muitos falares na língua portuguesa. Por exemplo, dependendo da situação, é preciso usar uma linguagem mais formal. “Um juiz já requer certa formalidade. Existe um linguajar próprio. Você não vai se dirigir a um juiz como se dirige a um filho ou qualquer coisa assim. Eles têm uma situação totalmente diferente”, ilustrou o veterinário Edvaldo de Araújo.

Outra situação em que a formalidade está presente é no tratamento entre um recepcionista de hotel e um hóspede. A conversa normalmente é marcada pelos pronomes de tratamento “senhor” ou “senhora”. “A gente evita que o funcionário traga para o seu dia a dia a linguagem praticada em sua casa. Então o atendimento do recepcionista que está sempre em contato com o cliente tem que ser realmente o mais formal possível”, disse o gerente de hotel Sérgio Paraíso.

O uso da linguagem deve ser feita como as regras de convivência, por exemplo. Para isso, é necessário ter bom senso. “Eu costumo dizer que você não vai a um casamento de bermuda e camiseta e também não vai à praia de paletó e gravata. Então existe a hora da formalidade e da informalidade”, contou o professor Vicente Santos.

No dia a dia também é possível perceber essas variações linguísticas. Na feira, a laranja cravo pode ser tangerina ou mexerica. O aipim vira macaxeira; e a abóbora, jerimum. Na hora de escrever, geralmente às pessoas ficam atentas à norma culta. “A gente procura colocar como se escreve mesmo, porque é mais correto. Você botar num estabelecimento uma coisa errada fica até uma coisa esquisita”, disse a comerciante Bradini Torres.
Mas o que une o povo brasileiro, na verdade, é a norma culta. “Estou no Rio Grande do Sul e leio o jornal sem nenhum problema, Entendo tudo. O gaúcho está no Recife lê o nosso jornal e entende perfeitamente. Porque a norma padrão está ali presente ela nos une”, finalizou Vicente Santos.



Disponível em: http://g1.globo.com/pernambuco/vestibular-e-educacao/noticia/2014/08/lingua-portuguesa-se-adapta-circunstancias-e-situacoes-diarias.html

Primeiro da série de 3 simulados do Enem pode ser feito até este domingo

Quem vai fazer o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) pode fazer o primeiro simulado Geekie Games até este domingo (31). Serão ao todo três simulados até as provas do Enem, marcadas para 8 e 9 de novembro. Na plataforma online, o estudante encontra exercícios para testar o seu conhecimento e fazer uma avaliação diagnóstica, e as duas provas com 90 questões cada, nas quatro área do conhecimento do Enem (ciências humanas, ciências da natureza, linguagens e matemática).

Para participar, é preciso fazer um cadastro grátis no próprio site. A primeira atividade sugerida é um teste diagnóstico. O candidato então recebe um plano de estudos personalizado baseado nos seus resultados, apontando os pontos fortes e fracos. Cada passo que o estudante dá na plataforma é registrado e, à medida que ele vai avançando, o programa se ajusta às suas necessidades.

Três simulados

Até novembro, o Geekie Games oferecerá três simulados seguindo as mesmas regras do exame do Ministério da Educação para que os estudantes testem a evolução do seu desempenho. O simulado da Geekie usa a TRI (Teoria de Resposta ao Item), a mesma metodologia utilizada no Enem, por isso permite fazer uma estimativa de quanto o candidato tiraria na prova.
Assim como o Enem, o simulado é dividido em duas partes, cada uma com duração de quatro horas e meia. A primeira parte traz dois cadernos de perguntas: um deles com 45 perguntas de ciências humanas e 45 perguntas de ciências da natureza, assim como o primeiro dia de provas do Enem.
A segunda parte traz 45 questões de linguagens e 45 questões de matemática. Depois que o estudante começa a responder os cadernos de questões, não é mais possível parar, assim como a prova real. Também não há opção de fazer o mesmo simulado mais de uma vez.
Outros dois simulados estarão disponíveis entre os dias 1º de setembro e 30 de setembro, e 1º de outubro e 9 de novembro.

Alunos da rede pública podem fazer simulado online do Prevupe

Alunos da rede pública de ensino de Pernambuco podem fazer, até o dia 10 de setembro, o simulado online do Pré-vestibular da Universidade de Pernambuco (Prevupe). Esse é o segundo simulado do ano e é a primeira vez que todos os alunos podem participar, independente de estar ou não no projeto.
O simulado é uma preparação para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). Para ter acesso, os estudantes devem acessar o site do Prevupe. Os que não conseguirem acessar o simulado devem enviar nome completo, e-mail, CPF, município e número do celular atualizado para o e-mail contato@archimedes.com.br.
Além do simulado online, o projeto vai contar com um aulão no dia 6 de setembro, em todas as cidades-polo. Na ocasião, serão resolvidas 90 questões, sendo 10 por disciplina, no horário das 8h às 17h. O objetivo é classificar mais de 2,9 mil alunos da rede pública em geral nos vestibulares.
O Prevupe está presente em 26 municípios do estado e atende 142 dos 185 municípios pernambucanos. Ao todo, 7.848 alunos da rede pública foram selecionados para participar do Projeto, que oferece aulas presenciais preparatórias gratuitas para o vestibular.

terça-feira, junho 17, 2014

Em 2016, UPE vai extinguir vestibular e destinar 50% das vagas para o Sisu

A Universidade de Pernambuco decidiu adotar o Sistema Unificado de Seleção (Sisu) para admitir alunos do ano letivo 2016, extinguindo o tradicional vestibular. O Conselho Universitário da instituição definiu que 50% das vagas serão destinadas aos alunos que participarem do Sistema Seriado de Avaliação (SSA) e os outros 50% para aqueles que fizerem o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem).
Para o Processo de Ingresso 2015, o vestibular tradicional vai ser mantido: o Enem conta como primeira fase, assim como sua redação; a segunda fase é composta de disciplinas específicas aplicadas pela UPE. Assim como a seleção de 2014, 40% das vagas vão ser preenchidas pelo SSA e 60% pelo vestibular tradicional. Ao todo, 20% serão destinadas a cotistas.
O reitor Carlos Calado explica que a decisão de adotar o Sisu faz parte do esforço da UPE para auxiliar no fortalecimento o ensino médio. "Conversamos com a Secretaradia Estadual de Educação e sindicatos das escolas particulares para tomar essa decisão. Com isso, diminuímos o estresse na preparação dos alunos e o preparamos com melhor qualidade", aponta o reitor.
Assim como acontece atualmente, a UPE vai manter os esquema de cotas, com 10% das vagas destinadas ao SSA e 10% das do Sisu destinadas aos alunos vindos de escolas públicas. "Tanto o seriado quanto o Enem são sistemas que fortalecem o aprendizado de fato. São métodos de avaliação que temos que aplicar, por que não há vagas para todo mundo", afirma ainda o professor.

segunda-feira, junho 09, 2014

Matrículas para aprovados no Sisu começam nesta segunda

Os candidatos convocados na primeira chamada do Sistema de Seleção Unificada (Sisu) do meio do ano 2014 devem se matricular a partir desta segunda-feira (9). O período de matrículas termina na sexta-feira (13). A lista de aprovados foi divulgada na última sexta-feira (consulte links ao lado).
Os estudantes que não efetuarem as matrículas dentro do prazo perderão a vaga que será disponibilizada na segunda chamada do Sisu. A lista da segunda chamada será divulgada no dia 24 junho, com matrículas entre 27 de junho e 2 de julho.
No total, 1.214.259 candidatos se inscreveram nesse processo seletivo, um crescimento de 54% em relação à mesma edição do ano passado.Nesta edição, válida para o segundo semestre, serão oferecidas 51.412 vagas em 67 instituições de ensino superior.

Inscrições para as 115 mil bolsas do Prouni começam nesta segunda-feira

As inscrições para o Programa Universidade para Todos (Prouni) começam nesta segunda-feira (9) e vão até as 23h59 de quarta-feira (11), pelo site do programa. São oferecidas 115.101 bolsas de estudo em instituições particulares de ensino superior que podem ser consultadas no site do Prouni.

O número de bolsas é 28% maior do que na edição do meio do ano de 2013, quando 90.045 bolsas foram oferecidas. Do total da oferta neste ano, 73.601 são integrais e 41.500, parciais.

A primeira chamada do Prouni será divulgada no dia 15 de junho, e os candidatos aprovados terão entre os dias 16 e 24 de junho para entregar, na própria instituição de ensino, os documentos que comprovem a renda familiar, para efetuar sua matrícula.
A segunda chamada pelo sistema será divulgada em 4 de julho, e a matrícula deverá ser feita entre os dias 4 e 11 de julho.

sexta-feira, maio 23, 2014

Prazo para se inscrever no Enem 2014 termina às 23h59 desta sexta

Quem quiser participar da edição deste ano do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) tem até esta sexta-feira (23) para acessar o sistema. O prazo será encerrado às 23h59 e não será prorrogado, segundo o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (Inep), autarquia vinculada ao Ministério da Educação (MEC) e responsável pela prova. As inscrições devem ser feitas no site oficial do exame.
Após o prazo, os candidatos que não têm isenção na taxa de inscrição podem pagar o boleto no banco até a próxima quarta-feira (28). A taxa de inscrição custa R$ 35. Ficam isentos da cobrança todos os alunos de escola pública ou que comprovarem renda familiar mensal inferior a R$ 1.086.

terça-feira, abril 29, 2014

Grupo de desenvolvedores cria jogo on-line com conteúdo para o Enem

Um grupo de desenvolvedores vinculados à Universidade Federal de Alagoas (Ufal) e Universidade de São Paulo (USP) criou uma plataforma on-line para facilitar os estudos e melhorar a assimilação de conteúdos para quem pretende se submeter ao Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), prova que é um dos principais meios de avaliação de diversas universidades do país.
Em atividade há pouco mais de 9 meses, a ferramenta de estudo batizada como "Meu Tutor" é uma espécie de jogo on-line que reúne discussões e questões sobre disciplinas como: Português, Literatura, Matemática, Física, Química, Biologia, História, Geografia, Inglês e Espanhol através de vídeo-aulas, leituras e resolução de questões.

No entanto, o diferencial da plataforma que é considerada mais uma ferramenta para auxiliar os estudo está na gamificacão do conhecimento, método que trata os assuntos de forma divertida e desafiadora, e na capacidade da personalização e compartilhamento da aprendizagem.

Nube seleciona para 4.295 vagas de estágio em todo o país

O Núcleo Brasileiro de Estágios (Nube) está selecionando candidatos para 4.295 vagas de estágio em todo o país. Há oportunidades para estudantes do ensino médio, técnico, tecnólogo e superior, períodos matutino e noturno. As bolsas variam de R$ 600 a R$ 1.771,00.
Os interessados em concorrer às vagas devem cadastrar-se gratuitamente no sitewww.nube.com.br.
Entre os cursos com vagas estão administração, ciências atuariais, ciências contábeis, computação, comunicação social, direito, economia, engenharia elétrica, engenharia química, ensino médio, nutrição, pedagogia, publicidade e propaganda, técnico em eletrônica e turismo e hotelaria.
Outras oportunidades podem ser consultadas diretamente no site www.nube.com.br, acessando o campo "Vagas de Estágio".

Veja como estudar na Universidade de Coimbra usando a nota do Enem

A Universidade de Coimbra, em Portugal, disponibilizou em seu site oficial uma página com todas as informações sobre como os estudantes brasileiros podem participar da seleção para um curso de graduação usando a nota do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). O candidato pode escolher um dos cursos com oferta de vagas para ingresso no ano letivo de 2014 e 2015. É preciso ter feito o Enem em 2011, 2012 ou 2013.
Coimbra é a primeira universidade estrangeira a aderir ao exame do Ministério da Educação (MEC). A instituição anunciou a adesão ao Enem depois que o governo português facilitou a entrada de estudantes internacionais no país para cursos de graduação, por meio de uma legislação publicada no dia 10 de março. Antes, essa possibilidade era mais difícil e ficava no âmbito e acordos entre o país e a instituição. A universidade é paga. O custo da mensalidade gira em torno de 700 euros (R$ 2,1 mil). Já as despesas incluindo alimentação, transporte e moradia gira em torno de 1.358 euros, o equivalente a R$ 4,2 mil por mês.
As notas do Enem têm diferentes pesos para cada curso. As notas são convertidas para a escala de notas portuguesas de acordo com o curso escolhido (veja tabela de ponderação). O site traz ainda informações sobre as taxas acadêmicas e os pré-requisitos de nacionalidade.
O processo será feito em duas fases. As inscrições para a primeira fase serão abertas dia 19 de maio e podem ser feitas até 13 de junho. A divulgação dos resultados será no dia 23 de junho. Uma segunda fase terá inscrições de 21 a 31 de julho, com resultados no dia 8 de agosto.

Comissão aprova texto principal do Plano Nacional de Educação

A comissão especial formada na Câmara para analisar o Plano Nacional de Educação aprovou nesta terça-feira (22) o texto principal do projeto de lei, que estabelece metas e estratégias para o setor no período de 10 anos, entre elas a previsão de investimento público na educação de 10% do Produto Interno Bruto (PIB) até o final do decênio.
A proposta, de autoria do Executivo, já havia sido aprovada pelos deputados em 2012, mas como foi modificada no Senado, voltou para a Câmara. A sessão da comissão especial foi interrompida, deixando para esta quarta (23) a votação de destaques, que fazem alterações pontuais no texto. Depois, o projeto ainda vai a votação no plenário da Câmara antes de ir para sanção presidencial.
Atualmente, o país aplica 5,1% do PIB no setor, incluindo recursos da União, dos estados e municípios. O destaque ainda a ser votado obriga que os 10% do PIB a serem investidos na educação destinem-se exclusivamente a instituições e escolas públicas.

Assim, deverão ser buscados numa fonte extra dinheiro gasto em programas com o ProUni (incentivo fiscal para universidades privadas em troca de bolsas para alunos de baixa renda) e o Fies (financiamento das mensalidades para estudantes em faculdades particulares).

O relator, Angelo Vanhoni (PT-PR), defende que os investimentos nesses programas sejam contabilizados dentro do percentual, mas deputados do PDT e do PSOL se colocaram contra. A questão voltará a ser discutida na sessão desta quarta.

Governo aprova abertura de crédito extra de R$ 4,9 bilhões para o Fies

O governo federal publicou nesta terça-feira (28), no "Diário Oficial da União", uma medida provisória que aprova a abertura de um crédito extraordinário no valor de R$ 4,9 bilhões para Fundo de Financiamento ao Estudante de Ensino Superior (Fies).
Esta é a segunda vez no ano que o governo consegue por meio de uma medida provisória a abertura de crédito extraordinário para o Fies. Em fevereiro, uma lei aprovou a abertura de crédito de US$ 2,5 bilhões para o Fies. Já em 2013, o governo já havia conseguido R$ 1,68 bilhão em março e R$ 2,9 bilhões em junho para o Fies. 
O dinheiro será usado para garantir o acesso de estudantes a universidades particulares por meio de novos financiamentos, adiantamentos de empréstimos já contratados e de contratos anteriores que não foram pagos.
Criado em 1999, o Fies financia até 100% do valor da mensalidade do curso do ensino superior e o estudante começa a pagar as prestações do financiamento a partir do 19° mês após a conclusão do curso.

Inscrições para Olimpíada de Língua Portuguesa vão até 30 de abril

Professores e Secretarias de Educação têm um dia para se inscreverem na Olimpíada de Língua Portuguesa Escrevendo o Futuro. As inscrições vão até dia 30 de abril. 80% dos municípios, dentre os quais Calçado, já fizeram a adesão ao Programa, apoiado pela Undime. Essa é uma importante oportunidade para que os professores aprofundem seus conhecimentos e possam contribuir ainda mais com o desenvolvimento de seus alunos em leitura e escrita. As Secretarias têm um papel fundamental na mobilização das suas redes. Podem participar professores de escolas públicas do 5º ano do Ensino Fundamental até 3º do Ensino Médio, que devem se inscrever no portal da Olimpíada (www.escrevendoofuturo.org.br). Para validar a inscrição do professor, é preciso que seja feita também a adesão da rede de ensino pelo portal.
A iniciativa é realizada pela Fundação Itaú Social e pelo Ministério da Educação (MEC), com a coordenação técnica do Centro de Estudos e Pesquisas em Educação, Cultura e Ação Comunitária (Cenpec). Cada edição da Olimpíada tem duração de dois anos e durante toda a edição são oferecidas diversas oportunidades de formação para os professores, como cursos presenciais e à distância, disseminação de conteúdos formativos sobre o ensino de língua portuguesa e participação no Portal Escrevendo o Futuro, no qual interagem com colegas e especialistas e atualizam seus conhecimentos.
Nos anos pares é realizado um concurso de textos. Professores de todo o Brasil são convidados a se inscrever e têm acesso à Coleção da Olimpíada, material que os orienta na realização de oficinas em sala de aula com todos os alunos. Ao final do processo, os alunos produzem textos com base nos gêneros poema, memórias literárias, crônica e artigo de opinião, que passam por várias etapas de seleção. Os alunos, professores e escolas são premiados.

terça-feira, abril 15, 2014

UPE abre inscrições de vestibular para cursos de educação a distância

A Universidade de Pernambuco (UPE) deu início nesta segunda (14) ao processo de inscrição do vestibular para os cursos de educação a distância da instituição, distribuídos em oito polos: Floresta, Ouricuri, Surubim, Tabira, Palmares, Santa Cruz do Capibaribe, Afrânio e Cabrobó.
Os interessados em concorrer a uma das 830 vagas do vestibular devem se inscrever até o dia 7 de maio, pela internet. A taxa de inscrição custa R$ 100.
As vagas são distribuídas para os cursos de licenciatura a distância em letras-português (262), licenciatura a distância em pedagogia (333), licenciatura a distância em ciências biológicas (195) e bacharelado a distância em administração pública (40).
O critério para concorrer ao sistema de cotas (20% das vagas de todos os cursos, por entrada e turno) permanece o mesmo. O sistema define como cotista aquele candidato que cursou, integral, exclusivamente e regularmente, o ensino fundamental II e o ensino médio em escolas públicas estaduais ou municipais. Não são considerados cotistas estudantes oriundos de instituições privadas, mesmo que por curta duração ou como bolsistas. As condições declaradas deverão ser comprovadas no ato da matrícula.
O pedido de inseção da taxa de inscrição do processo, que deve ser feita até o dia 16 de abril, deverá ser informado no ato da inscrição através do Número de Inscrição Social (NIS), cadastro nacional instituído pelo governo federal. Quem não informar o NIS não poderá se inscrever como isento.
As provas, que acontecem numa única etapa no dia 8 de junho, será composta por redação e 50 questões distribuídas em conjuntos de 10 questões para língua portuguesa e matemática, quatro para física, química, biologia, geografia, língua estrangeira (inglês ou espanhol) e história, além de três questões de filosofia e sociologia. O resultado deve ser divulgado até o dia 7 de julho.

sexta-feira, março 28, 2014

Prazo para aprovados no Sisutec fazer a matrícula termina nesta sexta

O prazo para os candidatos aprovados em primeira chamada no Sistema de Seleção Unificada da Educação Profissional e Tecnológica (Sisutec) termina nesta sexta-feira (28). O estudante deve comparecer à instituição que abriga o curso ao qual foi aprovado para fazer a matrícula. A segunda chamada será divulgada na próxima terça-feira (1º).

A lista dos aprovados pode ser consultada nosite do programa. O candidato pode consultar seu resultado na opção "ver meu boletim", ou acessar as listas de aprovados nos 122 cursos disponíveis pelo filtro por instituição, local de oferta, curso e turno.

No total, 527.730 estudantes se inscreveram. Como cada candidato pode fazer até duas opções de curso, o total de inscrições ultrapassou a faixa de 1 milhão (foram 1.016.211 inscrições).
No total, 291.338 vagas foram disponibilizadas em 122 cursos técnicos de 937 instituições de ensino públicas e privadas, além das escolas do Senai e do Senac. No caso da rede particular, se contemplado, o aluno terá bolsa de estudo. A seleção é feita a partir do desempenho no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) de 2013. Para concorrer, o aluno não pode ter tirado zero na redação.
Entre as vagas oferecidas nesta seleção, 85% serão destinadas para estudantes que, independentemente de renda per capita familiar, tenham cursado o ensino médio completo em escola da rede pública ou em instituições privadas, na condição de bolsista integral.

Além disso, metade dessas vagas serão reservadas para alunos com renda per capita de até 1,5 salário mínimo. Mas, para ocupar uma dessas vagas, não é permitido que o aluno continue matriculado em outro curso técnico de nível médio ou superior, ou curso de graduação, em instituições públicas ou privadas como bolsista.

terça-feira, março 18, 2014

PROGRAMA DE MESTRADO PROFISSIONAL EM EDUCAÇÃO

O Campus Mata Norte, unidade de ensino superior da Universidade de Pernambuco – UPE, torna público o Edital que estabelece as normas para o Processo de Seleção e Admissão de estudantes ao Programa de Mestrado Profissional em Educação.
A formalização da inscrição poderá ser feita pessoalmente na Secretaria do Mestrado (Bloco A, Térreo, Campus Mata Norte, Nazaré da Mata) ou pelos Correios, via SEDEX.
O período de inscrição será de 01 a 15 de abril de 2014.
Para mais informações procure a Secretaria de Educação, Cultura e Desportos ou acesse http://ww2.upe.br/matanorte/

segunda-feira, março 17, 2014

Enade 2014 será aplicado no dia 23 de novembro

O Exame Nacional de Desempenho de Estudantes (Enade) 2014 será aplicado no dia 23 de novembro, às 13h (horário de Brasília). A portaria com as regras foi publicada nesta segunda-feira (17) no Diário Oficial da União.
A prova avalia o rendimento dos alunos dos cursos de graduação, ingressantes e concluintes, e é obrigatória para obtenção do diploma. O Enade é aplicado, no máximo, a cada três anos para cada área do conhecimento.
Neste ano, serão avaliados os estudantes dos seguintes cursos:

Bacharel
Arquitetura e urbanismo, sistema de informação, engenharia civil, engenharia elétrica, engenharia de computação, engenharia de controle e automação, engenharia mecânica, engenharia química, engenharia de alimentos, engenharia de produção, engenharia ambiental, engenharia florestal, e engenharia.

Bacharel ou licenciatura
Ciência da computação, ciências biológicas, ciências sociais, filosofia, física, geografia, história, letras-português, matemática, e química.

Licenciatura
Artes visuais, educação física, letras-português e espanhol, letras-português e inglês,
música, e pedagogia.
Tecnólogo
Análise e desenvolvimento de sistemas, automação industrial, gestão da produção industrial, e redes de computadores.
Terão de fazer a prova os estudantes ingressantes que tenham iniciado o curso neste ano, os matriculados nos cursos de bacharelado com previsão de término até julho de 2015 e os alunos dos tecnólogos que vão concluir o curso até dezembro deste ano.
A inscrição no Enade é feita pelas instituições de ensino. O Inep disponibilizará, no site enade.inep.gov.br, até 4 de junho, as instruções e os instrumentos necessários para a inscrição eletrônica dos estudantes habilitados. Os alunos que não fizerem as provas terão de justificar a ausência. 

Sisutec abre nesta segunda inscrição para vagas em cursos técnicos

O Ministério da Educação abre, nesta segunda-feira (17), as inscrições para o Sistema de Seleção Unificada da Educação Profissional e Tecnológica (Sisutec). A segunda edição do Sisutece oferecerá 291.338 vagas em cursos de ensino técnico para estudantes brasileiros. As inscrições serão abertas na próxima segunda-feira (17) e terminam às 23h59 do dia 21 de março. Os estudantes devem ser inscrever pelo site http://sisutec.mec.gov.br. As regras do programa foram divulgadas em edital na edição desta quinta do "Diário Oficial da União".
As 291 mil vagas representam um aumento de 21% em relação às vagas oferecidas na primeira edição do Sisutec, segundo o ministro da educação, Henrique Paim.
A divulgação da primeira chamada ocorre no dia 25 de março, e da segunda no dia 1º de abril. O período previsto para matrícula dos convocados na primeira chamada é de 26 a 28 de março, e da segunda entre 2 e 4 de abril.

sexta-feira, fevereiro 07, 2014

Prazo para entrar na lista de espera do Sisu 2014 termina nesta sexta-feira

Os candidatos que não foram aprovados em nenhuma das duas chamadas do Sistema de Seleção Unificada (Sisu) 2014 têm a opção de disputar as vagas remanescentes por meio da lista de espera. O prazo para manifestar interesse em participar da lista termina nesta sexta-feira (7), e a solicitação deve ser feita pelo site do Sisu.
A convocação será feita pelas universidades a partir do dia 11 do fevereiro.
Nesta edição do Sisu, foram oferecidas 171.401 vagas em 4.723 cursos de graduação de 115 instituições. Segundo o Ministério da Educação, o sistema fechou com 2.559.987 inscritos, o que representa um aumento de 31,28% em relação à edição do primeiro semestre de 2013.
O ministério não informou quantas vagas já foram preenchidas nas duas chamadas nem o total que será disponibilizado aos alunos que se candidatarem na lista de espera.